No Colégio Dom Bosco, em Brasília-DF entre os dias 07 a 09 de setembro de 2017, aconteceu II Encontro Nacional de Revitalização da Pastoral Juvenil da CNBB. O encontro contou com a participação de cerca de 300 pessoas. Os jovens e assessores tiveram a oportunidade de ver a caminhada da juventude nos diversos regionais, e a partir da realidade juvenil diagnosticar o caminho percorrido até aqui. As Santas Missões Populares Jovem, nosso Setor Juvenil, estava representado pelo Diácono Dirceu Júnior dos Reis (assessor e coordenador arquidiocesano), Guilherme Woitas (vice coordenador arquidiocesano) e Ivan Taiatele (formador arquidiocesano).

encontro nacional juventude
Diácono Dirceu, Guilherme e Ivan (Arquidiocese de Londrina)

Em muitos regionais a força jovem sustenta os trabalhos. Foram discutidos também a importância da vocação ao Ministério da Assessoria, perfil dos assessores adultos e o investimento nas causas da Juventude. Constatou-se que essas linhas de ação ainda são uma urgência Pastoral e o Doc. 85 que está completando 10 anos de história precisa ser um livro de cabeceira para quem realiza esse trabalho de acompanhamento juvenil. Foram divididos os grupos por regionais para debater e suscitar as novas propostas nas áreas: social, ecológica e políticas públicas. Dom Vilsom Basso, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, deu as orientações práticas, destacou também o tema da Campanha da Fraternidade em 2019 sobre as Políticas Públicas e lançou desafios que incentivam, iluminam e animam a evangelização da juventude.

Entre as propostas levantadas pelo Regional Sul 2 estavam a criação de um conselho da juventude envolvendo o estudo e a presença da Igreja também nesses espaços para buscar melhorias; proporcionar aos jovens mais oportunidades para estudar a Doutrina Social da Igreja, para incentivar que gostem de política e também para que entendam a diferença entre política e “politicagem”; e a realização anual do “Mês Verde”, uma grande oportunidade do Setor Juvenil de todas as arquidioceses e dioceses realizarem ações sobre a relação da juventude com o Mãe Terra. O II Encontro Nacional de Revitalização da Pastoral Juvenil da CNBB foi um momento muito especial para nossa caminhada na Arquidiocese de Londrina. Uma grande alegria para todos  foi perceber que nossa arquidiocese está caminhando com a CNBB e tem sido sinal de luz e esperança para dioceses que iniciam a reestruturação do Setor Juvenil.

Louvamos a Deus pelo nosso arcebispo, Dom Geremias Seteinmetz, pelos decanos, párocos, coordenadores arquidiocesanos, decanais e paroquiais que juntos estão construindo um novo tempo de evangelização da juventude alimentada pelo encontro, alegria, fé e missão. Nossa gratidão pela representação em Brasília -DF por meio do Diácono Dirceu, Guilherme Woitas e Ivan Taiatele,

Santas Missões Populares Jovem – SMP Jovem
ARQUIDIOCESE DE LONDRINA – Setor Juvenil