[dropcap]O[/dropcap] Santuário Nossa Senhora Aparecida de Londrina esteve lotado na missa das 19 horas do sábado (19/8) para a celebração da solenidade da Assunção de Maria e o encerramento da Semana da Família. A santa missa foi presidida pelo Arcebispo de Londrina, dom Geremias Steinmetz , e concelebrada pelos padres Vandemir Araujo, pároco do Santuário e Carlos Shimura, vigário.

Padre Vandemir deu as boas vindas a dom Geremias que pela primeira vez celebrou no Santuário. O arcebispo iniciou sua  homilia dizendo da “alegria de poder  estar aqui num Santuário… e num Santuário  as pessoas tem que viver a fé  e sentir que a Palavra de Deus deve ressoar para que a fé e a devoção a Nossa Senhora tenha o verdadeiro sentido.”

Sobre a festa mariana celebrada no dia, disse: “E hoje  celebramos a assunção de Nossa Senhora ao céu.  Este é um dogma que foi definido como verdade de fé pelo papa Pio XII em 1950. Precisou ser declarado como dogma para ser incorporado na fé de cristãos e na fé dos católicos.  Desde os primeiros séculos da história da igreja falava-se não em assunção de Nossa Senhora ao céu mas usava-se o termo “dormição”  de Maria.  Nunca se usou a palavra morte para  Nossa Senhora,  mas o termo “dormição”.  Nossa Senhora teria dormido e foi levada ao céu em corpo e alma.  E  este é o mistério de nossa fé.  Para compreender isso temos que compreender que Nossa Senhora foi alguém  escolhida a dedo por Deus,  foi escolhida de acordo com o seu gosto, seu  amor e sua misericórdia.”

Dom Geremias ressaltou ainda que “Maria está  no coração de seu povo e as pessoas a conhecem com outros nomes como  Nossa Senhora Aparecida, de Lourdes, de Fátima. Nossa Senhora de tantos nomes,  sinal que está no coração do povo e é uma ajuda e conforto para as nossas famílias”.

Sobre a família ele ressaltou que “a família é um dom de Deus para a humanidade e para a igreja.  É  na família onde a  gente aprende a compreender as necessidades, a doar-se, a ser bondoso, a  ser caridoso,  a ser  misericordioso. É na família que vivemos a alegria do amor. É aquele lugarzinho onde a gente é amado”.

Ao final da missa houve o sorteio da imagem da sagrada família que, durante a semana , sempre após as missas, esteve em uma família contemplada. O contemplado com a imagem para ficar com ela em definitivo foi Edgar Tomita, membro do grupo de Adolescentes Rocha da Salvação.

Wanderley Tolomi
PASCOM Santuário Nossa Senhora Aparecida