No último fim de semana (05-06/08), os seminaristas da Arquidiocese de Londrina de todas as etapas formativas se reuniram no Seminário Maior Teológico “Paulo VI” para uma convivência vocacional comunitária. Estiveram presentes os seminaristas do Seminário Propedêutico “São José”, Seminário Maior Filosófico “Dom Albano B. Cavallin” conjuntamente com os respectivos padres formadores: Pe. Edivan Pedro dos Santos (Reitor Propedêutico), Pe. José Luís Primão (Reitor Filosofia) e Pe. Isaac Aguiar Luz (Reitor Teologia). No sábado (05), o dia começou com uma oração solene das Laudes, na Capela Nossa Senhora da Esperança, seguido pelo Café da Manhã e uma palestra formativa com o Pe. Vicente Palotti Zorzo, SJ, missionário jesuíta, que é atualmente Provincial da Província do Brasil Meridional da Companhia de Jesus (BRM).

A palestra abordou a relação do formando com a oração, e principalmente a necessidade de se fazer presente no momento de oração. Após a palestra, os seminaristas tiveram um momento de deserto para uma reflexão espiritual particular e às 11h aconteceu uma celebração eucarística em ação de graças pelo convívio, contanto com a presença também do Coordenador da Ação Evangelizadora, Pe. Joel Ribeiro Medeiros que durante o dia esteve presente entre os seminaristas e padres formadores. No período da tarde os seminaristas tiveram um momento recreativo com jogos e esportes. Ao findar do dia, houve uma reprodução de um filme que foi assistido de forma comunitária.

No domingo (06), o convívio vocacional foi redirecionado para uma participação do Estágio Vocacional Arquidiocesano, que acontece habitualmente em todos os meses do ano. Durante o dia os seminaristas puderam compartilhar sua vocação com os vocacionados (rapazes que discernem sua vocação), bem como expor suas expectativas para o futuro ministério ordenado. Na parte da tarde, os seminaristas, vocacionados e padres realização uma peregrinação vocacional ao Santuário Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova, em Londrina (PR). No Santuário foram apresentadas às estruturas físicas e em seguida os seminaristas rezaram um terço nas intenções das vocações sacerdotais. E, por fim, Pe. Joel Ribeiro Medeiros presidiu a Eucaristia pelas vocações. Pe. Joel durante homilia apontou a necessidade de a comunidade rezar pelas vocações, à começa pela própria família. Após a celebração o Santuário ofereceu aos seminaristas e vocacionados um café de confraternização.

Seminarista Caio Matheus Caldeira da Silva
Coordenador da PASCOM Arquidiocesana