Entre os dias 14 a 22 de julho, aconteceu no Centro de Espiritualidade Rainha da Paz (CERP) na cidade de Maringá, o Retiro Anual Inaciano para os seminaristas dos Seminários: maior filosófico, Dom Albano Bortoletto Cavallin e o maior teológico, Paulo VI, ambos da Arquidiocese de Londrina.

O retiro teve como orientador espiritual o Pe. Edison de Lima, SJ, missionário jesuíta, que é reitor e superior do Teologado Brasileiro da Formação Presbiteral dos Padres Jesuítas em Belo Horizonte (MG). Durante oito dias de oração e recolhimento os seminaristas puderam exercitar-se pelo método dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio. Que são Exercícios que proporcionam ao exercitante condições de ouvir o que Deus tem a lhe dizer. Isto exige silêncio todo tempo, além de longos momentos de oração.

“É um método que ajuda a perceber as moções de Deus na alma, sentir o desejo de ordenar as afeições e/ou chegar ao discernimento da vocação para a vida na Igreja” comenta Caio Matheus Caldeira da Silva, aluno do 3º ano de teologia.

Os frutos dos exercícios são alcançados à medida que o exercitante se abre ao trabalho da graça e colabora com ela. O retiro encerrou-se no sábado (22), com um almoço festivo entre os seminaristas e outros exercitantes (padres e religiosas) que participaram juntamente desse momento de espiritualidade.

Para todos foi um momento de muita oração, reabastecimento espiritual e ânimo vocacional. Principalmente de avaliação e de planejamento para um crescimento e amadurecimento maior da “auto formação” de cada candidato ao presbiterado.

PASCOM Arquidiocesana