Celebração reuniu centenas de pessoas no aterro do Lago Igapó e encerrou o primeiro dia do encontro em preparação para o 14º Intereclesial das CEBs.

Uma celebração eucarística reuniu  a diocese de Londrina e de diversas   do Paraná no aterro do Lago Igapó.  A celebração encerrou o primeiro dia do “Catorzinho”, encontro que ocorreu nos dias 15 e 16 de junho como preparação para o 14º Intereclesial das CEBs (Comunidades Eclesiais de Base). A celebração contou com a presença do Arcebispo nomeado para Arquidiocese de Londrina, Dom Geremias Steinmetz e do Administrador Apostólico e Referencial das CEBs no Regional Sul 2, Dom Manoel João Francisco.

Pe. Dirceu, Dom Geremias e Dom Manoel.
Pe. Dirceu Fumagalli, Dom Geremias e Dom Manoel.

Um dos principais momentos da celebração campal, foi a entrada dos ícones das CEBs que representam o Intereclesial. A Cruz, a imagem de Nossa Senhora do Rocio, a Bíblia e um banner do 14º Intereclesial já passaram por todas as dioceses do Regional Sul 2 e agora permanecem peregrinando pelas paróquias  da Arquidiocese até a realização do encontro que acontece entre os dias 23 e 27 de janeiro de 2018.

A celebração recebeu ainda, as bandeiras das Santas Missões Populares. Padre Marcos José, coordenador do 14º, destacou que as Missões Populares vieram para fortalecer a caminhada rumo ao encontro do próximo ano. “Estão em plena sintonia com a nossa Igreja. Assim como os Grupos Bíblicos de Reflexão e o que a CNBB tem nos pedido: ser Igreja comunidade de comunidades. Ser sempre uma Igreja missionária, a serviço da vida, da transformação do mundo e da sociedade”, afirmou.

Fátima da Silva, veio da cidade de Congonhinhas no Paraná, participou ativamente do encontro e garantiu que voltará a Londrina para o 14º. “Estive em uma plenária sobre segurança. Foi uma discussão muito importante. Nós não fazemos nada sozinhos, então, nos unirmos é a melhor forma de buscar uma solução. Gostei bastante e estarei aqui em janeiro com certeza”, declarou.

Preparação para o 14º Intereclesial

No próximo ano, Londrina deve receber em torno de 3 mil pessoas vindas de diversos lugares do país e da América Latina. Esses visitantes precisarão de um lugar para se hospedar e as famílias da cidade e da região já estão se preparando para recebê-los, abrindo suas casas e seus corações. Adriana Pereira Barbosa, da Paróquia Nossa dos Migrantes, em Cambé, esteve na celebração e quer fazer parte dessa corrente. “Na minha comunidade frequento os Grupo de Reflexão e fiquei sabendo da celebração por lá. Agora já penso em acolher algumas pessoas que vierem para o encontro de janeiro”, disse.

celebracao eucaristica catorzinho (1)A expectativa é que o 14º Intereclesial das CEBs envolva pessoas de todas as idades, inclusive os jovens. Para Gabrielle Fortunato, da equipe de cultura do 14º, é muito importante a participação da juventude encontro  e nas comunidades de base. “São os jovens que vão garantir que os próximos Intereclesiais aconteçam. Eles precisam vivenciar as comunidades de base. Ainda que não estejam totalmente inseridos nas comunidades, existe uma participação ativa e essencial para a construção do futuro das CEBs, mas cabe a nós incentivar ainda mais. No próximo ano, as dioceses devem fazer com que o encontro tenha também a cara da juventude”, opinou.

Ao encerrar a celebração, Dom Geremias disse que acompanhava os passos das comunidades de base de Londrina mesmo quando estava em Paranavaí. O arcebispo também aproveitou o momento para elogiar a cidade e motivar a realização e participação no próximo encontro. “É hora de reunir o povo de Londrina e do Paraná e dar uma verdadeira adesão à essa caminhada. Faça suas férias antes ou depois, mas não esqueça de participar do 14º. Padres, não deixem de participar, o Intereclesial da Arquidiocese de Londrina tem que ser bom. Assim como é boa essa terra, como é bom esse povo e como é bom, acima de tudo, o Paraná. Eu acredito no sucesso pleno do 14º Intereclesial”. E assim a Arquidiocese de Londrina reafirmou sua decisão em acolher o Intereclesial e as comunidades seu desejo de ser uma Igreja em saída, que acolhe e celebra com alegria

Vanessa Tolentino

Para ver mais fotos clique aqui>>