Nomeado novo arcebispo para Londrina

A Arquidiocese de Londrina tem novo arcebispo. É dom Geremias Steinmetz, atual bispo de Paranavaí, no Noroeste do Paraná.

O anúncio oficial foi feito às 8 horas da manhã desta quarta feira pelo administrador apostólico da Arquidiocese de Londrina, dom Manoel João Francisco, durante entrevista coletiva no Centro de Pastoral. O horário para o anúncio da informação é estabelecido pelo Vaticano, que faz a publicação simultaneamente.

Dom Manoel disse que o novo arcebispo é jovem, tem apenas 52 anos de idade, e estava há seis anos na Diocese de Paranavaí. Neste período, ele fundou uma escola de diáconos, priorizou a formação de padres e deu uma atenção especial à catequese.

Dom Geremias enviou uma mensagem que foi lida durante a entrevista coletiva. Ele disse que tem consciência do trabalho a ser desenvolvido em Londrina e destacou a importâncias das atividades em andamento, em especial as Santas Missões Populares e a preparação para o 14º Encontro Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base a ser realizado no mês de janeiro de 2018 em Londrina. “São duas grandes graças que devemos saber aproveitar ao máximo pois apontam para uma Igreja participativa, centralizada na missão, na Palavra, na catequese, no ecumenismo e na organização do povo de Deus”, afirmou.

A posse do novo arcebispo será no dia 12 de agosto, véspera do dia dos pais, em horário ainda a ser definido. Até lá, a Arquidiocese de Londrina continua sob a responsabilidade de dom Manoel.

A nomeação de dom Geremias pelo papa Francisco acontece sete meses após a nomeação de dom Orlando Brandes para a Arquidiocese de Aparecida.

Dom Geremias será o quinto arcebispo de Londrina. Os primeiros foram dom Geraldo Fernandes, dom Geraldo Majella Agnelo, dom Albano Cavallin, e até o ano passado, dom Orlando Brandes.

O novo arcebispo

Dom Geremias Steinmetz nasceu no dia 26 de fevereiro de 1965, na cidade de Sulina, no Sudoeste do Paraná. Foi ordenado sacerdote no dia 9 de fevereiro de 1991 e se tornou vigário geral da Diocese de Palmas e Francisco Beltrão, também na região Sudoeste. Assumiu a Diocese de Paranavaí no dia 25 de março de 2011.

ELi Araújo
PASCOM Arquidicoesana

Veja na íntegra a mensagem enviada por Dom Geremias:

Sem título-1