Em abril e maio, os seminaristas Dirceu Júnior dos Reis, Djonh Denys Souza dos Reis e Josias Romero serão ordenados diáconos em Alvorada do Sul, Florestópolis e Sertanópolis. O diaconato é um ministério que tem como deveres a caridade, o sacramento e a palavra. O diácono serve a comunidade na Caridade, na Palavra e na Liturgia.

A primeira ordenação será do seminarista Josias Romero, de 31 anos, no dia 20 de abril, na Paróquia Santa Teresinha, em Sertanópolis. Romero é natural de Florestópolis. Pertencente de uma família de 11 irmãos. Estudou Filosofia, em Maringá, e Teologia, em Londrina.

Ex-cortador de cana, Josias atuou em 2016 na Fazenda da Esperança, em Guaratinguetá, e atualmente, faz trabalhos pastorais na Paróquia Santa Teresinha.

seminarista josias
Seminarista Josias Romero (Divulgação)

O seminarista Djonh Denys Souza dos Reis, de 27 anos, será ordenado no dia 21 de abril, na Paróquia São João Batista, em Florestópolis. Será a primeira ordenação diaconal da cidade. Para ele, a ordenação é a confirmação de uma vocação que começou a nascer ainda na infância. A caminhada iniciou como coroinha.

O trabalho dentro da comunidade fez crescer a vocação. “A vocação aparece dentro da comunidade. A ordenação é um marco de um processo de crescimento. É um momento de estar me aprimorando como pessoa e na vida pastoral”, afirmou Djohn.

Desde fevereiro, o seminarista trabalha na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Primeiro de Maio. “É uma experiência diferente. Estou conhecendo como funciona a parte administrativa de uma paróquia. Isso faz parte da missão, ter zelo com o dinheiro do povo”, comentou.

seminarista djhon
Seminarista Djonh Denys Souza dos Reis (Divulgação)

Djonh também visita os paroquianos dos distritos, faz palestras nas escolas, principalmente enfatizando a Campanha da Fraternidade. “Essa prática pastoral de viver a comunidade é muito importante e gratificante.”

A vivência em comunidade deixa o seminarista mais próximo do seu rebanho e o retorno, segundo ele, tem sido gratificante. “Na primeira semana que estava aqui foi meu aniversário e a comunidade fez uma homenagem para mim. As pessoas já me conhecem e convidam para ir a casa delas. A acolhida do povo foi maravilhosa”, disse.

Para ele, a ordenação traz a certeza da responsabilidade que vem pela frente e a grandeza da missão que terás.

seminarista dirceu
Seminarista Dirceu Junior dos Reis (Divulgação)

O seminarista Dirceu Júnior dos Reis, de 26 anos, será ordenado diácono, no dia 12 de maio, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Alvorada do Sul. Será mais um passo na sua caminhada vocacional.

Uma caminhada que iniciou com um convite do padre Paulo Brincat, na época pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, na Vila Brasil, para ingressar no seminário. O padre percebeu a facilidade dele com a comunicação, na liturgia e caminhada pastoral.

O coroinha Dirceu pensava em ser jornalista, mas aos poucos, foi percebendo o chamado de Deus.

“Esse meu encontro foi surpresa para mim. A minha facilidade com a comunicação foi confirmando essa minha vontade de entrar no seminário”, disse o seminarista Dirceu.

Dirceu trabalha na paróquia Nossa Senhora Aparecida do Km 9, na zona Sul de Londrina. É Coordenador Arquidiocesano nas Santas Missões Populares Jovem (Setor Juvenil) e, recentemente,  tornou se assessor da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese.

Ele fez pós-graduação na Pontifícia Universidade Católica (PUC), em São Paulo, voltado para comunicação pastoral. “Aquela semente (do jornalismo) que ficou de antes de entrar no seminário não desapareceu. Ela foi amadurecida, formada e hoje tento fazer com que ela dê frutos bons.”

Ele traçou alguns nortes pastorais para a sua vida como dar continuidade aos estudos, ao trabalho com a juventude e com as crianças e contribuir com a arquidiocese.

Para Dirceu, o jovem precisa saber que a vocação sacerdotal é uma possibilidade de realização plena, mas para isso ele precisa de circunstâncias pastoral e social. Assim, poderá responder o chamado de Deus e ser verdadeiramente ‘sal e luz do mundo’.

Convites das ordenações:

ordenacao diaconal josias