doacao toca dom albanoAção de Dom Albano beneficia a Toca de Assis

Uma vontade expressa de Dom Albano foi cumprida na missa de sétimo dia de seu falecimento, celebrada no começo da noite de terça-feira na catedral de Londrina. Antes de morrer, Dom Albano pediu que não fossem colocadas coroas em seu velório e que o valor correspondente fosse repassado à Toca de Assis para atender a população mais necessitada da cidade. No final da missa, dois representantes da Toca receberam o valor arrecadado durante os dias do velório de Dom Albano. O repasse foi de R$ 45.826,00. O valor surpreendeu muita gente, que respondeu com aplausos.

A missa foi celebrada pelo Monsenhor Bernard Gafá, com a presença de vários padres da Arquidiocese e de Dom Celso Antônio Marchiori, bispo de Apucarana. Logo após o Evangelho, foi lida uma mensagem enviada pelo ex-Arcebispo de Londrina, Orlando Brandes. (Para ver a mensagem de Dom Orlando clique aqui).

Monsenhor Bernard lembrou que a Arquidiocese de Londrina perdeu dois Arcebispos em apenas duas semanas. Segundo ele, Dom Orlando foi para a casa da mãe, simbolizada pela Arquidiocese de Aparecida, e o Arcebispo emérito para a casa do Pai.

Em sua homilia, o monsenhor lembrou que Dom Geraldo Fernandes, que foi o primeiro Arcebispo de Londrina, também está sepultado na catedral. Segundo ele, os dois Arcebispos morreram em circunstâncias parecidas durante uma cirurgia cardíaca. “Nós temos orgulho desses nossos dois heróis”, afirmou. (Dom Geraldo Fernandes morreu em março de 1982).

Monsenhor Bernard disse ainda que os dois Arcebispos foram sucessores dos apóstolos de Cristo e tinham a missão de cumprir a ordem deixada ao apóstolo Pedro: “Apascenta as minhas ovelhas”.

A missa de sétimo dia contou com a presença de centenas de fiéis. Após a celebração, várias pessoas visitaram a cripta onde Dom Albano está sepultado. O local poderá ser visitado nos fins de semana durante as missas na catedral.

Eli Araújo
PASCOM Arquidiocese

Clique aqui para ver as fotos>>

Fotos Wellington Ferrugem