dom manoel

No último sábado, (28), aconteceu na Catedral Metropolitana de Londrina, Santa Missa Solene para apresentar o Administrador Apostólico da Arquidiocese de Londrina, Dom Manoel João Francisco, nomeado pelo Santo Padre, o Papa Francisco para o período de vacância da Arquidiocese. Dom Manoel é bispo da Diocese de Cornélio Procópio e bispo referencial das CEB’s do Paraná.

A Celebração Eucarística contou com a presença de bispos, padres, diáconos e fiéis das diversas partes da Arquidiocese. Os bispos Dom Giovane Pereira de Melo, bispo de Tocantinópolis (TO), referencial nacional das CEB’s, Dom Mosé João Pontelo, bispo de Cruzeiro do Sul (AC), os padres referenciais, assessores nacionais, assessores regionais e representantes da Ampliada Nacional das CEB’s do Brasil que estiveram durante a semana em retiro na Arquidiocese também se fizeram presentes nessa missa de acolhida a Dom Manoel.

No início da missa, Pe. Joel Ribeiro Medeiros, Coordenador da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Londrina apresentou a Dom Manoel os fiéis presentes e os participantes das CEB’s do Brasil que estavam em retiro. Após a apresentação, Pe. Marcos José dos Santos, em nome de toda Arquidiocese acolheu Dom Manoel como o Administrador Apostólico.

Dom Manoel em sua homilia disse: “a Arquidiocese de Londrina está passando por um momento muito forte, pois está se preparando através das Santas Missões Populares e dos Grupos Bíblicos de Reflexão para a chegada do 14º Intereclesial das CEB’s que ocorrerá em janeiro de 2018”. Dom Manoel também lembrou que o bispo tem que agir através do Espírito Santo, tendo comunhão com os padres e, principalmente, animando os leigos, pois os leigos são de fundamental importância para Igreja.
No final da celebração aconteceu a entrada dos ícones do 14º Intereclesial das CEB’s: a cruz talhada em madeira com os símbolos do Paraná; a imagem de Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Paraná; o banner do 14º Intereclesial com o tema e lema; e a Bíblia. Estes ícones sairão em peregrinação por todas as arqui/dioceses do Paraná começando pela de Cornélio Procópio e retornará à Londrina no mês de julho de 2017 para o Catorzinho (evento em preparação ao 14º Intereclesial).

Tiago Queiroz
PASCOM Arquidiocese de Londrina

Para ver fotos clique aqui>>

Fotos: Roberto Vindica