catedral londrina

Quero aqui enfocar dez pontos positivos da Igreja em Londrina. Trata-se de realidades positivas que encontrei nesta Igreja Particular quando aqui cheguei em julho de 2006.

1. A fé dos pioneiros. Esta fé aqui plantada produziu muitos frutos. Refiro-me à religiosidade popular e ao amor à Igreja. A história religiosa de Londrina tem raízes do catolicismo paulista, mineiro, baiano, nordestino, japonês, italiano, alemão e outros. Este chão fértil produziu muitos frutos como: criação de paróquias, vinda de missionários, presença de Congregações Religiosas, atuação de Escolas Católicas, Hospitais e creches e um laicato vibrante, generoso, dedicado.

2. Os três primeiros Arcebispos. Bons, santos e competentes pastores deste rebanho, marcaram positivamente a história desta Igreja Particular. São eles: Dom Geraldo Fernandes, que foi vice-presidente da CNBB; Dom Geraldo Magella Agnelo, cardeal da Santa Igreja e Dom Albano Bortoletto Cavallin, presidente da Catequese na CNBB. Nesta Arquidiocese, precisamente em Florestópolis foi criada a Pastoral da Criança.

3. As Missionárias Claretianas. Aqui, por desígnio divino, nasceu uma Congregação: As Missionárias Claretianas: “De Londrina para o mundo”. Elas estão em 18 países do mundo. Madre Leônia é candidata à beatificação. Por outro lado, grandes congregações religiosas masculinas e femininas estão desde longa data evangelizando o Norte do Paraná. Ao todo são 14 Congregações Masculinas e 21 Femininas na Arquidiocese.

4. A Rádio Alvorada. Nossa rádio é a maior missionária dentre os missionários. Ela é a “Catedral do ar”. A Palavra de Deus chega até aos telhados das casas graças à nossa Rádio. Merece louvor o “clube dos ouvintes”, trata-se leigos e leigas que colaboram financeiramente na sustentação da emissora.

5. As obras sociais. A Espesmel, o Bom Samaritano, a Casa de Maria, o Prolov, a Fazenda da Esperança. A Cesomar, a Casa Acolhedora, a Pequena Missão para Surdos, a Cáritas, os Vicentinos, são gigantes da caridade e da solidariedade. Hospitais, Creches, Escolas, Pastorais Sociais fazem parte das 269 Obras Sociais existentes na Arquidiocese.

6. Generosidade e solidariedade. Londrina é uma Arquidiocese que sobressai pela generosidade nas grandes coletas oficiais da Igreja, como também nas inciativas de entreajuda. O Fundo Arquidiocesano da Partilha, o Projeto Igrejas Irmãs, o Clube dos Ouvintes, as Pastorais e Movimentos são expressões da solidariedade entre nós.

7. A presença da Pontifícia Universidade Católica (PUCPR – Campus Londrina). A PUC veio contribuir para a elevação cultural da região, fomentando o diálogo entre ciência e fé e abrindo suas portas para ações sociais.

8. O Movimento Ecumênico de Londrina (MEL). É uma experiência ecumênica muito conhecida nos ambientes ecumênicos e que têm proporcionado o diálogo e a unidade entre os cristãos.

9. O Dia da Palavra. Trata-se de uma opção bíblica para toda a vida e pastoral da Igreja. Precisamos superar o analfabetismo bíblico como também o sacramentalismo e o devocionismo. Os Grupos Bíblicos de Reflexão e o Dia da Palavra oferecem uma concreta primazia bíblica em toda a vida da nossa Arquidiocese.

10. Os Movimentos. São obras do Espírito Santo que em sintonia com a Paróquia, e a Arquidiocese atraem milhares de pessoas para Jesus Cristo e sua Igreja. Eles tornam a Igreja de Cristo mais atraente, bela e santa.

11. As alegrias do Presbitério. Temos padres na missão no Amapá, padres estudando em Roma, padres especializados em psicologia. Uma dezena de padres procurou cultivo humano e espiritual. Eis uma grande alegria. Em Londrina acontece o famoso Curso de Direito Canônico e o Curso de Formação para Formadores dos Seminários. A maioria do clero participa da Formação Permanente dos Presbíteros oferecida pela Arquidiocese. Conheço padres santos entre nós, como também padres muito dedicados ao povo. Os padres religiosos e missionários nos ajudam muito na vida presbiteral e pastoral. A todos peço perdão pelas minhas limitações e digo a todos: muito obrigado.

dom-maria Dom Orlando Brandes
Arcebispo eleito de Aparecida/SP

Foto Catedral: Douglas Estevan

3 Replies to “Londrina nota 10, por Dom Orlando Brandes

Zilma pereira Xavier de Barros
    Responder

Dom Orlando, que Deus o abençoe e ilumine em sua nova missão, muita luz para guiar seu rebanho. Forte abraço!

Ir. Zenaide Teodoro da Silva
    Responder

Dom Orlando que Deus o abençoe nesta nova missão. E que a Mãe Aparecida o proteja sempre com o seu manto sagrado. Obrigado pela presença fraterna em nossa arquidiocese. Grata. Ir. Zenaide.

Maria Ely Sozzo Rocchi Marçal

Obrigada pela dedicação!