Unidos pela mãe sendo uma só Igreja, cerca de 800 jovens de toda Arquidiocese de Londrina estiveram na Capela do Colégio Mãe de Deus para o Terço Jovem, dia 28 de setembro. Um momento de rezar juntos por intercessão da Mãe Maria e estar perto de Jesus Eucarístico (todo terço é finalizado com a Adoração Eucarística). Esta edição contou com o apoio direto das Santas Missões Populares Jovem da Arquidiocese de Londrina. O arcebispo Dom Orlando Brandes realizou a abertura do Terço lembrando as falas do papa Francisco durante a JMJ 2016. Na mensagem, o arcebispo convidou os presentes a se envolverem ainda mais nas SMP Jovem, que atrai e mobiliza milhares de jovens e adolescentes na arquidiocese. O momento de Adoração Eucarística foi conduzido pelo padre André Luis Oliveira. A Capela do Mãe de Deus ficou pequena para tanta gente, muitos sentaram-se no chão ou mesmo fora da capela

No ano da Misericórdia, este foi o tema do Terço Jovem. Foram realizadas confissões e reflexões lembrando que a misericórdia de Deus abraça e carrega cada jovem com suas esperanças e angústias. A oração contemplou os Mistérios Dolorosos e refletiu como todos nós fazemos parte do sofrimento de Jesus. Junto com a agonia de Jesus no Horto das Oliveiras, os jovens refletiram as dores que enfrentam no cotidiano e a dificuldade em, como Jesus, aceitar o cálice que Deus os dá cada dia. A flagelação e a coroação de espinhos de Jesus lembram que cada pecado nosso é um espinho acrescentado ao sofrimento de Jesus. Com a humilhação que Jesus sofreu, os jovens refletiram as vezes em que também humilham o seu próximo, com zombarias e piadas. Por fim, a crucificação e morte de Jesus nos lembram que apesar da nossa indignidade, Deus é misericordioso e nos lavou dos nossos pecados com o sangue derramado na cruz.

A meditação e reflexão dos mistérios chamou a atenção dos jovens. “A condução do terço foi bem legal. A cada mistério tinha como uma mini pregação. Deu para refletir mesmo sobre a nossa vida. Achei muito interessante o mistério que a gente foi convidado em cada Ave Maria a pedir perdão pelas vezes que humilhamos ou fomos humilhados. E também o momento de Adoração Eucarística é sempre muito bom”, conta Márcia Ota, do grupo CCEM – Círculo Católico Estrela da Manhã – da Paróquia Nipo-Brasileira Imaculada Conceição. Este foi o primeiro Terço Jovem que Márcia participou e ficou surpresa com a grande quantidade de pessoas presentes.

Luigi Bono Bolfer, do grupo Raio de Luz, da Paróquia Rainha dos Apóstolos, conta que este Terço Jovem parecia cena de encontro. “Se a pessoa estava aberta, o Terço realmente pôde mudar algo dentro dela. Acho muito legal também essa reunião de jovens. Acredito que muitos não têm uma participação atuante dentro da igreja e essa é uma oportunidade legal de viver um pouquinho algo que se vive num encontro”, completa.

Para José Guilherme Gaino Mafra, coordenador do Terço Jovem, ver jovens tão diferentes reunidos e rezando juntos mostra que, apesar das diferenças de carismas dos grupos e jovens presentes no terço, todos estão ali por Jesus, pedindo a intercessão da Mãe.  “Independente de qualquer coisa, é Jesus a nossa razão. O terço foi maravilhoso. Foi bastante cansativo, deu muito trabalho para organizar porque a gente sabia que ia ter mais pessoas, então a gente se preparou melhor, inclusive espiritualmente. Conseguimos fazer a adoração e as reflexões mais aprofundadas. Foi cansativo, mas foi muito bom”, conclui José Guilherme.

Mais um momento histórico para a Juventude da Arquidiocese de Londrina. Santas Missões Populares Jovem de mãos dadas com o Terço Jovem, uma nova história sendo construída com o auxílio de Nossa Senhora.

Jornalista Juliana Mastelini
PASCOM Arquidiocesana

<Para ver as fotos clique aqui>

Fotos – Tiago Queiroz