biblia

O último domingo de setembro é o dia da Bíblia. Para entender o mistério, a beleza, a riqueza, o esplendor da Palavra de Deus, vamos nos servir de diversos símbolos.

A Bíblia é livro. Antes de se fazer Escritura a Palavra era transmitida oralmente, vivida e conservada nas comunidades cristãs. Assim, a Palavra se faz carne, se fez comunidade, se fez tradição e se fez livro. A Bíblia é voz. Voz da revelação, voz de Deus, voz da verdade porque Deus está presente e fala através das Escrituras. A Bíblia é como um sacrário, é livro santo, vivo e eficaz sempre atual, inspirada pelo Espírito Santo, livro inesgotável, pela presença de Deus que se revela, se comunica. A Palavra é motor, move a criação, a história da salvação, a vida e espiritualidade cristã, move a ação e a missão. A Bíblia é pão. Alimento, comida, sustento, delícia doce como o mel. “Toma o livro e come-o”, eis a ordem divina.

Vemos que todos estes símbolos nos ajudam a conhecer, amar, valorizar e praticar a Palavra. A Bíblia é fonte. É um manancial, um poço, chuva que lava, purifica, sacia. Transforma-se em rio, cascata, oceano do amor de Deus. A Bíblia é luz. Brilha sete vezes mais que o sol. Faz arder o coração, aquece, inflama, ilumina, dissipa as trevas, é esplendor da verdade. A Bíblia é rocha, fundamento, alicerce, segurança, pilar de toda a realidade. Pela Palavra Deus, criou todas as coisas. Quem crê e pratica a Palavra constrói sua casa sobre a rocha.

Percebemos que os símbolos bíblicos tem explicação na própria Escritura, na tradição, na teologia, na espiritualidade, na religiosidade popular. A Bíblia é martelo. Assim fala o profeta Jeremias. Martelo que constrói tudo o que é útil, nobre, santo, louvável, verdadeiro. Martelo que despedaça os ídolos, destrói o mal e martela a mentira. A Bíblia é carta. Sim, carta de amizade, de amor, de salvação escrita pelo Espírito Santo nos corações. A Bíblia é espada. Transpassa os corações, penetra nas junturas, nos ossos, na medula. Com esta espada do Espírito combatemos o Maligno, o pecado e todo mal. A espada da Palavra transpassa o coração dos ouvintes.

A Bíblia é tesouro. Vale mais que o ouro, a prata, as pedras preciosas. Daí a primazia da Palavra na vida e na pastoral de toda a Igreja. A Palavra enriquece a todos. Somos então ricos de Deus, isto é, enriquecidos com o amor de Deus. A Palavra é pois nossa herança. A Bíblia é semente. Somos semeadores da Palavra pelo exemplo e pela pregação. Esta semente que se transforma numa grande árvore e produz muitos frutos. A Bíblia é espelho. Ela reflete o rosto de Jesus. Para ter olhos fixos em Jesus, precisamos ter olhos fixos na Bíblia, desde o amanhecer. Na Bíblia enxergamos a nós mesmos. Ele espelha a nossa vida.

A Bíblia é remédio. A Palavra é terapêutica, cura feridas, restaura a vida, recria as pessoas, regenera os doentes e decaídos. A Bíblia é gramatica. É o alfabeto, a sabedoria, a escola que ensina a humanidade a viver humanamente e santamente. Com a gramática bíblica compreendemos, interpretamos, deciframos, a realidade. A Palavra nos torna mais sábios e prudentes que nossos mestres. A verdade revelada na Palavra conquistou sábios, cientistas, políticos, estadistas e santos. A palavra é bússola. Indica a direção, a estrada, o caminho, a rota por onde devemos seguir para chegar ao porto.

A Bíblia é você leitor. Você que encarna, vive e pratica a Palavra, torna-se Palavra de Deus pelas boas obras, pela prática e testemunho da vida. Você é Palavra visível, ambulante, encarnada. O livro sagrado se faz carne em você, caro leitor (a): Você é voz, grito, clamor, proclamação da Palavra pelo seu jeito de ser, seu estilo de vida. A Palavra habita em seu coração e você é sinal, é sacramento, é eco das Sagradas Escrituras. Você pronuncia a Palavra com a vida. Você é voz da Palavra, porque sua vida é o Evangelho em boas obras e boas ações.

Vamos pois nos debruçar sobre as Escrituras como a mãe se debruça sobre o berço do seu filho, como o cientista se debruça sobre sua pesquisa, o operário se debruça sobre sua máquina, a cozinheira se debruça sobre o fogão.

Dom Orlando+ Orlando Brandes

One Reply to “A Bíblia é…  ”

Sandra Evangelista
    Responder

Muitoooo Bomm o artigo, aprendi MUITO, e concerteza vou começar a seguir o site de vocês. Parabens !!!