ordenacao 19-08 (1)#Diáconos

A Arquidiocese Metropolitana de Londrina acolheu na noite de 19 de agosto (sexta-feira), na Paróquia São José, na cidade de Rolândia, seus dois novos Diáconos Permanentes Claudenir Briganó e Júlio Cezar Micheletti, da quarta turma da Escola Diaconal Santo Estevão, da Arquidiocese de Londrina.

A Celebração Eucarística foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom Orlando Brandes, com significativa presença de fieis, amigos, esposas e parentes dos novos diáconos, candidatos ao diaconato permanente e também marcaram presença padres de várias regiões do país, que participavam de um encontro naquela cidade.

Com o lema de ordenação “Dei-vos o exemplo para que façais a mesma coisa que eu fiz” (Jo 13,15), os ordenandos deram o seu sim para viver o primeiro grau do Sacramento da Ordem, e assumem a dupla sacramentalidade: a vida familiar e o serviço diaconal como sinal sacramental de Cristo-Servo.

Com o rito próprio da ordenação, primeiro, os ordenandos manifestaram a vontade de servir e exercer o seu ministério de acordo com o pensamento de Cristo e da Igreja, sob a obediência ao arcebispo. Depois da ladainha o arcebispo impôs as mãos e rezou a prece de ordenação. Em seguida os ordenandos foram revestidos com a estola diaconal e a dalmática. Na sequência a entrega do livro dos Evangelhos, e por último, o arcebispo os sacerdotes e os diáconos saudaram os ordenados em sinal do ministério comum na sua Ordem.

Na homilia, o arcebispo Dom Orlando, explicou a missão dos novos diáconos como configurados ao Cristo Servo, também os exortou a viverem o ministério em unidade com os presbíteros e toda a Igreja como sinais sensíveis da ação de Deus no meio do povo. Dom Orlando lembrou aos novos diáconos que Maria assunta aos céus é uma fiel companheira nos momentos de dificuldade e que é preciso apoiar-se nela e seguir seu exemplo de discípula missionária de Jesus. Ao concluir, disse: “Que o Cristo Jesus, o Servidor por excelência, seja sempre o modelo a ser seguido por vocês. Que Maria, a humilde serva do Senhor, acompanhe o ministério diaconal de vocês, hoje e sempre. Amém.”

Parabéns Diácono Claudenir e Diácono Júlio pela dedicação e pelo sim a este serviço da Igreja junto com suas famílias. Deus abençoe suas caminhadas e fortaleça a fé de vocês.

Hélder José da Freiria – Candidato ao Diaconato Permanente

[Best_Wordpress_Gallery id=”112″ gal_title=”Ordenação Diaconal – Rolândia 19-08″]