Santissima TrindadeDizer Trindade é dizer comunidade, família, equipe, grupo. Ser imagem da Santíssima Trindade é ser Igreja comunidade de comunidades, Igreja Grupo Bíblico de Reflexão, Igreja Cebs, Igreja nas casas, portanto, Igreja doméstica. A Trindade Santa é a melhor comunidade. Assim a Igreja-Comunidade, é o melhor louvor à Trindade Santa. Formamos comunidades em honra e louvor à Santíssima Trindade.

O homem é um animal social e familiar. Não lhe é estranho viver em comunidade, a exemplo das Pessoas Divinas. O cristianismo tem a marca registrada da Trindade que é a comunhão e participação. Ser comunidade, ser grupo, ser família, ser equipe é um jeito trinitário de viver.

A experiência de comunidades eclesiais acontece de modo especial na África, na Ásia e na America Latina. Diz o Arcebispo de Bombaim: “A Igreja na Ásia escolheu o método das comunidades como novo modo de ser Igreja. Isso foi um sucesso. Os leigos são mais conscientizados, a formação dos fiéis é permanente, o contato com a Palavra é constante, a ação caritativa aumentou, o ardor missionário cresceu”.

Realmente, os Grupos Bíblicos de Reflexão, as Comunidades Eclesiais de Base, as Pequenas Comunidades dão às pessoas oportunidade de mais comunicação, de novas amizades, de entreajuda fraterna, de consciência eclesial, de amadurecimento da fé e aumento da ação caritativa, transformadora e missionária. É preciso crê e investir neste jeito de ser Igreja.

Com os Grupos Bíblicos de Reflexão supera-se o anonimato, a indiferença, o individualismo, a apatia religiosa. Nestes grupos acontece a oração, a reflexão, a ação e a confraternização. Os Grupos são verdadeira catequese permanente, fato que ajuda as pessoas a se doarem e assumirem, tarefas e ministérios na Igreja e serem missionárias. Os grupos são sangue novo na paróquia. Quem tem visão e espiritualidade trinitária, acredita e participa dos Grupos Bíblicos de Reflexão.

Nós estamos em preparação do 14º Intereclesial das Cebs que se realizará em janeiro de 2018. Precisamos crescer na dimensão comunitária, profética, missionária e social da fé. As Comunidades Eclesiais de Base, os Grupos Bíblicos de Reflexão, as Pequenas Comunidades são experiências que nos levam a superar a sacramentalização e o devocionismo tão arraigados em nós. Jesus, ao formar o grupo dos Doze Apóstolos, colocou o alicerce da Igreja-Comunidade. Na Igreja Primitiva surgiram as pequenas comunidades. O método de evangelização de Paulo Apóstolo foi a criação de comunidades nas casas. Não faltam fundamentações bíblicas, eclesiais e pastorais a respeito da Igreja comunidade de comunidades.

Seria bom gravar em nossas mentes e corações que Grupo de Reflexão é lugar de evangelização, é escola de comunhão, é prática de transformação, é chance de conscientização, é experiência de comunhão, é incentivo para a missão. O mesmo acontece com outras formas e experiências comunitárias.

Temos Grupos Bíblicos de Reflexão nas periferias, nos edifícios, nos condomínios. As pessoas se encontram, dialogam, rezam, planejam ações solidárias e dão belíssimos testemunhos da ajuda ao próximo. Os grupos facilitam a setorização da paróquia, o entrosamento com os vizinhos, o conhecimento da fé, o engajamento na comunidade.

Temos, porém, um longo caminho a percorrer porque somos ensinados a ser cristomonistas, pentecostalistas, mariocêntricos, devotos dos santos, mas, esquecemos a Santíssima Trindade, como também as consequências e frutos de uma espiritualidade trinitária. Ser adorador da Trindade Santa implica em ter espírito comunitário, participar nas pequenas comunidades e grupos e ser Igreja comunidade de comunidades.

A fé na Santíssima Trindade tem incidência social. Onde há espiritualidade trinitária, não há lugar para a ditadura, a centralização, o individualismo. Em nome da Santíssima Trindade lutamos em favor da democracia, da família, da fraternidade, da inclusão, da globalização da solidariedade e da comunidade internacional. Viva a Santíssima Trindade e os Grupos Bíblicos de Reflexão.

Dom OrlandoOrlando Brandes