_IGP2883

Com o tema “A Misericórdia no presbitério”, o arcebispo Emérito de Manaus, Dom Luiz Soares Vieira, Dom Luizinho, orientou, na terça-feira, dia 22 de março de 2016, no Convento de Emaús, o Retiro Espiritual dos Presbíteros da arquidiocese de Londrina.

Segundo Dom Luizinho, amar os irmãos presbíteros é razão do ser do padre. E acrescentou: “a comunhão eclesial se expressa também na comunhão presbiteral”.

O arcebispo comentou que as palavras do apóstolo Paulo, “que quem comer do pão ou beber do cálice do Senhor indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor (1º Cor. 11,27), estão no contexto da divisão (1º Cor. 11,18). “Não podemos celebrar a Eucaristia se não formos unidos”, afirmou Dom Luiz Soares.

Participaram também do retiro Espiritual dos Presbíteros o Arcebispo de Londrina, Dom Orlando Brandes, o Cardeal Arcebispo Emérito de Salvador, Dom Geraldo Majela Agnelo e o Arcebispo Emérito de Londrina, Dom Albano Cavallin.

Segundo o arcebispo Emérito de Manaus, os padres são convidados a ser misericordiosos como Deus Pai, a serem a cara de Deus que é viver a Misericórdia para com o povo.

Dom Luizinho, fundamentando-se em textos bíblicos, explicou ainda que o princípio da Misericórdia é o amor específico que está na origem de um processo. “O amor é mais amplo”, disse ele. “Porém, a reação de Deus diante do sofrimento e da necessidade do homem, a sua ação concreta, é a misericórdia”, completou Dom Luiz Soares Viera.

Pe. Pedro Odair Machado
Diocese Apucarana
[Best_Wordpress_Gallery id=”43″ gal_title=”Dia de Espiritualidade com Clero de Londrina”]

Tiago Queiroz – Pascom Arquidiocesana