Mais de mil fiéis participam da cerimônia de abertura da Porta

No Decanato de Cambé, a igreja designada para que os fiéis recebam indulgências é a portaMatriz da Paróquia Santo Antônio, que fica no Centro da cidade. Foi escolhida, entre outras razões, por ser a “igreja mãe”, pois dela saíram as sete paróquias do município, e ficar em local de fácil acesso. Ao comentar os motivos da escolha, o pároco, padre José Lino de Oliveira, SAC, resume que “assim como a catedral é para a Arquidiocese, nossa paróquia é para o Decanato por causa de seus mais de 70 anos de história”.

A abertura da Porta Santa foi no domingo 20 de dezembro, com a participação de padres, diáconos e religiosos. A celebração, presidida pelo decano e pároco da Paróquia Cristo Rei, padre Cleiton Rodrigo de Melo Dias, teve início às 19 horas no Centro de Eventos, na praça da igreja, e reuniu mais de mil pessoas.

Ao abrir a liturgia, Pe. Cleiton lembrou que são três as condições para que as pessoas obtenham as graças. “A primeira delas é por meio da confissão, comunhão e oração nas intenções do papa. Outro modo de recebê-la é participando devotamente de uma função sagrada ou de um piedoso exercício (via-sacra, adoração do Santíssimo Sacramento, terço, etc.) nas igrejas que têm a Porta Santa. Por último, os doentes impedidos de se locomoverem podem receber as indulgências oferecendo a Deus orações e seus sofrimentos”

Em ato de penitência, seguiu-se em procissão até o templo para a solenidade de abertura da Porta e a sequência da missa. Como parte do ritual, Pe. Cleiton fez orações e citações de passagens bíblicas. Bateu à porta por três vezes com um martelo, abriu-a e convidou os fiéis a passarem por ela. A igreja ficou superlotada e muita gente precisou acompanhar a celebração eucarística do lado de fora, onde foram disponibilizadas cadeiras para melhor acomodação.

porta3Na homilia, Pe. Cleiton observou que “não basta simplesmente passar pela Porta Santa, precisamos escancarar as portas dos nossos corações para nossos irmãos. A principal peregrinação é ir até o outro. Isso é o Ano da Misericórdia”.

Também concelebrou o padre José Elias Fadul, reitor da Província São Paulo apóstolo, dos padres e irmãos palotinos (a congregação religiosa está na Paróquia Santo Antônio de Cambé desde o início). Ao final, numa breve pregação, disse que “devemos terminar o Ano da Misericórdia melhor do que começamos. Com menos intolerância e mais compreensão. Se tivermos 150 quilos, passamos pela Porta Santa, mas se tivermos egoísmo ficamos entalados”.

A celebração terminou com a “entrada triunfal” da imagem de Nossa Senhora Mãe da Misericórdia.

A Porta Santa do Decanato de Cambé é a do meio na entrada principal da Igreja Matriz da Paróquia Santo Antônio. Ela recebeu pintura dourada e roxa. O pároco José Lino, explica que as cores são representativas: “o dourado é a cor da divindade e o roxo da misericórdia, da penitência”.

A Porta Santa fica aberta todos os dias, de manhã até o final da missa à noite. A partir da Quarta-feira de Cinzas do ano que vem haverá plantão diário de padres para atendimento espiritual.

Texto: Sérgio Marqueze
Jornalista da Pascom