Imagem deve ficar até julho de 2017, período em que percorrerá as 82 paróquias da Arquidiocese

DSCN4515 (Copy)Oração, canto e devoção. Foi com esses componentes que a comunidade católica compareceu ontem em peso ao anfiteatro do Zerão para receber na cidade a imagem de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. A santa percorrerá as 82 paróquias dos 15 municípios da Arquidiocese de Londrina, onde ficará por um ano e meio. A visita precede as comemorações dos 300 anos do encontro de sua imagem no rio Paraíba do Sul, em 2017. Além da Arquidiocese de Londrina, outras dioceses do País receberão a imagem ao longo deste e do próximo ano.

Para que chegasse até aqui, a imagem foi buscada por um grupo de 56 pessoas das paróquias da Arquidiocese no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP). Os londrinenses saíram daqui na noite de sexta-feira e retornaram ontem à cidade. Mas, ao invés de cansados, os “mochileiros” devotos da santa se diziam “em estado de graça”.

“O trajeto foi inteiramente de oração. Foi um momento de muita espiritualidade, só quem estava lá para saber o que foi. Foi muito emocionante. Choramos e rimos de felicidade. Voltamos em estado de graça”, conta a aposentada Vera Lúcia Frasson Celino, uma das pessoas que acompanhou a caravana. “Sou apaixonada por Maria. Minha vida é movida por ela”, continua.

A chegada da santa foi comemorada com uma festa no anfiteatro do Zerão, com direito a música, oração do terço, queima de fogos e uma bênção especial com a presença do arcebispo dom Orlando Brandes. Do local, a imagem seguiu em carreata até a Catedral Metropolitana.
Devotos de Londrina e região estiveram presentes. A dona de casa que recebeu dos pais o mesmo nome da Santa – Maria Aparecida – e a copeira Helena Rosa de Jesus Viana, de Cambé, disseram que não poderiam deixar de participar desse momento que consideram especial. “Ela significa tudo na minha vida. Tenho muita fé, sou devota desde sempre”, comenta Maria. Helena conta que a mãe também era devota. “(A devoção) Vem de geração em geração.”

“Para nós é uma emoção estar recebendo a Nossa Senhora Aparecida. Temos uma aliança de amor com Ela de anos”, afirmou, por sua vez, o comerciante Rogério Jorge, que levou toda a sua família para o Zerão.

De acordo com o padre Joel Ribeiro Medeiros, coordenador da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Londrina, a vinda da imagem de Nossa Senhora Aparecida é muito importante devido ao seu caráter de peregrinação. “O papa tem insistido muito em saída, em uma Igreja que peregrina. Essa imagem nos convida a não ficarmos em casa, a peregrinarmos, visitarmos, irmos ao encontro do outro como Maria foi.”
Mie Francine Chiba
Folha de Londrina