Regional Sul 2 Útimas Notícias

Bispos do Paraná estão reunidos em assembleia de forma remota

#Compartilhe

Teve início na manhã dessa segunda-feira, 15 de março, a Assembleia dos Bispos do Paraná. Excepcionalmente, pela primeira vez, a reunião do episcopado acontece de forma remota, por meio da plataforma Google Meet. Participam os 19 bispos titulares das arqui/dioceses do Paraná; o arcebispo emérito de Maringá, Dom Anuar Batistti; o administrador diocesano da Arquidiocese de Cascavel, Padre Reginei José Módolo; o presidente da Comissão Regional dos Presbíteros, Padre Emerson Lipinski e o secretário executivo da CNBB Sul 2, Padre Valdecir Badzinski. Os bispos da presidência: Dom Geremias Steinmetz (presidente), Dom José Antônio Peruzzo (vice-presidente) e Dom Amilton Manoel da Silva (secretário) coordenam a reunião desde a sede do regional, em Curitiba (PR).  

 

Dom Amilton Manoel da Silva relatou que essa é uma assembleia diferente, a qual os bispos não esperavam que acontecesse assim, no entanto, diante do agravamento da pandemia, a adesão pelo formato online foi rápida e unânime.  

 

Dom Amilton Manoel da Silva (Bispo de Guarapuava, Foto Regional Sul 2)

“É uma experiência nova, mas tem dado certo. A dificuldade maior é que não conseguimos olhar nos olhos uns dos outros, não tem o calor humano da amizade que é natural entre os bispos do Paraná. Iniciar um novo ano e não conseguirmos nos encontrar não é bom, mas a assembleia está sendo boa, pois estamos conseguindo cumprir uma agenda, refletir, partilhar opiniões e também tomar decisões importantes para a Igreja. Sendo assim, todos estamos participando de forma afetiva e efetiva”, disse Dom Amilton.  

 

Antes dos bispos iniciarem os trabalhos sobre os diversos assuntos na pauta do dia, a assembleia foi aberta com a oração das laudesNo período da manhã, os bispos conversaram sobre a questão da pandemia da Covid-19 e suas consequências eclesiais, psicológicas e sociais. Para ajudar na reflexão, o secretário estadual de saúde, Beto Preto, fez uma participação, e falou aos bispos sobre a situação atual da pandemia no Paraná. A “Nova concessão dos pedágios no Paraná” foi outro assunto em pauta na manhã. Para refletir sobre isso, os bispos ouviram a palavra do Deputado Estadual Evandro Araújo, do Profº Luís e de Gilberto José Lima.  

 

Dom Edgar Xavier Ertl (Bispo de Palmas-Francisco Beltrão, Foto Regional Sul 2)

Dom Edgar Xavier Ertl, bispo de Palmas-Francisco Beltrão, onde a assembleia estava prevista para acontecer, se fosse presencial, avaliou a manhã de trabalhos: “Indiscutivelmente, a forma presencial é mais completa, é dinâmica, é de cumplicidade, é envolvente. Todavia, não tendo essa possibilidade, graças à tecnologia e à internet, conseguimos manter-nos conectados e assim discutir e ouvir alguns colegas bispos e outras pessoas que adentraram na reunião nessa manhã”.  

 

Para Dom Edgar, a participação do secretário de saúde, esclarecendo sobre a situação da pandemia, foi um momento muito significativo: “Essa tinha que ser a pauta principal do momento, a saúde pública e todas as consequências que essa pandemia tem nos trazido, não só do ponto de vista eclesial, mas também social, familiar, escolar”. Dom Edgar frisou ainda que, apesar das facilidades da tecnologia, espera que essa seja a primeira e última vez na história que os bispos precisem se reunir de forma online.  

 

No período da tarde, a 6ª Semana Social Brasileira foi um dos assuntos em pauta, que contou com a participação do coordenador regional das pastorais sociais, Jardel Lopes. Os bispos também acolheram a participação do novo coordenador do Conselho Missionário Regional (COMIRE), Diácono Pedro Lang, que falou sobre o trabalho que assume, especialmente o acompanhamento da Missão Católica São Paulo VI, na Guiné-Bissau, África.  

 

O presidente do regional, Dom Geremias Steinmetz, avalia de forma positiva essa assembleia online, pois é uma forma de dar continuidade à caminhada pastoral da Igreja do Paraná. 

Dom Geremias Steinmetz (Arcebispo de Londrina, Foto Regional Sul 2)

“Esperamos que tenhamos a vacinação do povo paranaense nos próximos meses, para assim realizar aquilo que está planejado. Após a pandemia, vamos precisar voltar às bases do nosso povo, procurando fortalecer a fé nas coisas mais simples e necessárias, como a Liturgia, a Palavra de Deus, o Catecismo da Igreja Católica, tantas coisas importantes que nosso povo precisa para conhecer e viver a fé”, disse Dom Geremias.  

 

A assembleia segue até o meio dia dessa terça-feira, 16 de março. No cronograma de amanhã está prevista a participação do novo núncio apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro.  

Karina de Carvalho
Assessora de Comunicação CNBB Sul 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *