
Durante a Solenidade de Corpus Christi na última quinta-feira (19), uma das grandes solenidades da Igreja, as paróquias Nossa Senhora da Piedade, Santo Antônio de Pádua e Nossa Senhora da Boa Viagem, junto às comunidades Nossa Senhora de Fátima e São Francisco de Assis, se uniram para celebrar e festejar a presença real de Jesus na Eucaristia.
A Santa Missa, presidida pelo arcebispo dom Geremias Steinmetz, aconteceu no Ginásio de Esportes do Jardim Bandeirantes, reunindo mais de 2 mil fiéis. O ginásio se transformou em um verdadeiro espaço de oração, onde as comunidades manifestaram sua fé, alegria e gratidão pela Eucaristia, que é fonte e ápice da vida cristã.
Em sua homilia, dom Geremias destacou a importância de viver a Eucaristia no dia a dia, como sinal de comunhão, serviço e amor ao próximo.
Ao final da celebração, os fiéis seguiram em procissão solene, conduzindo o Santíssimo Sacramento pela Avenida Arthur Thomas, onde foi confeccionado o tradicional tapete de Corpus Christi, com mais de 1 quilômetro de extensão.
Neste ano, o tapete ganhou uma nova proposta criativa. No lugar da tradicional serragem, foram utilizados cartazes, desenhos feitos à mão, tinta, papelaria e outros materiais, preparados com muito cuidado, dedicação e amor pelas pastorais, movimentos e voluntários das paróquias. As artes representavam símbolos da fé, como o cálice, o pão, a cruz, a hóstia consagrada e mensagens de esperança e paz. O gesto concreto para esse dia estava em sintonia com a campanha da fraternidade: Ecologia Integral; que foi a arrecadação das tampinhas e lacres.
A procissão foi marcada por cantos, orações, momentos de silêncio e bênçãos aos estabelecimentos, profissionais e doentes, em profunda adoração a Jesus Eucarístico. Um verdadeiro ato público de amor à Eucaristia e testemunho de fé, que levou Cristo ao coração da cidade e aos olhos contemplativos de quem acompanhava a caminhada.
Ver tantas pessoas reunidas, crianças, jovens, adultos e idosos, todos com o mesmo propósito de adorar Jesus na Eucaristia, é uma grande bênção. É um sinal da Igreja viva em missão.
A celebração de Corpus Christi no Decanato Oeste se firmou como um momento de unidade entre as paróquias e comunidades, além de um convite a todos os fiéis para que levem a presença de Cristo Eucarístico para além das paredes da igreja, no testemunho cotidiano de serviço e amor fraterno.
Gisely Siena
Pascom Arquidiocese
Fotos: Terumi Sakai



























