Rua Dom Bosco, nº 145, Jd Dom Bosco - Londrina PR
Arquidiocese de Londrina
Arquidiocese de Londrina

Arquidiocese de Londrina

11 abril, 2025
#Compartilhe

 A Igreja Católica celebra nos próximos dias a Semana Santa, período central da fé cristã, que tem seu ponto alto na Páscoa do Senhor: o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. Todos os anos, as solenidades reúnem centenas de fiéis nas paróquias e ruas da cidade para participar, por exemplo, da procissão do Cristo Morto, na Sexta-feira Santa, e da Vigília Pascal, no Sábado Santo. A Semana Santa tem início no Domingo de Ramos, 13 de abril, e vai até a ressurreição do Senhor no Domingo de Páscoa.

Na Terça-feira Santa teremos a Missa dos Santos Óleos, na qual o bispo consagra o óleo da Crisma e abençoa o óleo dos catecúmenos e dos enfermos que serão utilizados nos sacramentos ministrados durante este ano na arquidiocese. Esta celebração não é realizada nas paróquias, apenas em nível arquidiocesano, no Ginásio de Esportes Moringão, para possibilitar a participação de milhares de fiéis. Nos últimos anos, tem reunido cerca de 8 mil pessoas de todas as paróquias da arquidiocese.

Na Quinta-feira Santa tem início o Tríduo Pascal. Nesse dia celebra-se a Missa da Ceia do Senhor e do Lava Pés, fazendo memória da instituição da Eucaristia e do sacerdócio. Cada paróquia tem a sua programação para esse dia. Após essa Missa as comunidades ficam em vigília eucarística, em adoração a Jesus presente na Santíssima Eucaristia.

Na Sexta-feira Santa celebra-se a Paixão e Morte de Jesus. É o único dia do ano em que não se celebra Missa e nem se consagra hóstias em nenhum lugar do mundo, por isso a cerimônia deste dia é chamada celebração, não Missa. A celebração será às 15h, horário em que Jesus morreu, em todas as paróquias da arquidiocese.

Neste dia a Catedral terá atendimento de confissões (das 8h às 11h na Capela), Vigília Eucarística (das 8h às 12h), Encenação da Via-Sacra (9h), Terço da Misericórdia (14h30) e a Celebração da Paixão do Senhor seguida da procissão do Senhor Morto (15h).

Sábado Santo

O Sábado Santo é um dia de silêncio e recolhimento em que os cristãos aguardam a ressurreição de Jesus. Ao cair da noite, celebra-se o terceiro dia da morte de Jesus e a Sua ressurreição. Num costume judeu, o cair da tarde de um dia já corresponde ao dia seguinte. Assim, como Jesus morre na sexta-feira às 15h, o cair da tarde da sexta é o segundo dia e o cair da tarde do sábado é o terceiro dia.

A Vigília Pascal, realizada no sábado à noite, é a celebração mais bonita do ano na Igreja Católica, cheia de significados e simbolismos, mostra a vitória da vida sobre a morte. A celebração inicia com a igreja toda no escuro e a bênção do fogo novo, que acenderá o Círio Pascal, símbolo da luz de Cristo, e a partir dele toda igreja será iluminada.

Serviço

Programação da Semana Santa na Catedral

Terça-feira Santa (15/4): Missa dos Santos Óleos, presidida pelo arcebispo Dom Geremias Steinmetz, às 19h30 no Ginásio de Esportes Moringão (celebração em âmbito arquidiocesano, reúne todas as paróquias da arquidiocese);

Quinta-feira Santa (17/4): Missa da Ceia do Senhor, presidida por Dom Geremias, às 19h na Catedral (também haverá celebrações nas paróquias);


Sexta-feira Santa (18/4): Celebração da Paixão do Senhor e procissão do Senhor Morto, presidida por Dom Geremias, às 15h na Catedral (também haverá celebrações nas paróquias);

            Programação durante a Sexta-feira Santa:

            Confissões – das 8h às 11h – Capela;

            Vigília Eucarística – das 8h às 12h;

            Encenação da Via-Sacra – 9h;

            Terço da Misericórdia – 14h30.

Sábado Santo (19/4): Vigília Pascal na Noite Santa, presidida por Dom Geremias, às 19h na Catedral (também haverá celebrações nas paróquias);

Domingo de Páscoa da Ressurreição (20/4), Missas às 8h, às 10h30 e às 18h com os padres da Catedral (também haverá celebrações nas paróquias).

Pascom Arquidiocesana

Faça um comentário

Categorias

top