Rua Dom Bosco, nº 145, Jd Dom Bosco - Londrina PR

Igreja de Londrina ordena novo sacerdote: padre Marco Aurélio Ravaneda Malaquias

Arquidiocese de Londrina

17 dezembro, 2025
#Compartilhe

Celebração foi presidida pelo arcebispo dom Geremias Steinmetz na Paróquia São Sebastião, em Faxinal (PR)

A Arquidiocese de Londrina ganhou no sábado, 13, um novo sacerdote, padre Marco Aurélio Ravaneda Malaquias, que se soma ao clero diocesano. Marco Aurélio foi ordenado pela imposição das mãos do arcebispo dom Geremias Steinmetz em Missa solene na Paróquia São Sebastião, na cidade de Faxinal (PR), Diocese de Apucarana, diocese de origem do neossacerdote. Ele escolheu como lema presbiteral o versículo de Hebreus: “Eis-me aqui, ó Deus, pra fazer a Tua vontade” (10,7).

Marco Aurélio é o segundo padre ordenado neste ano, depois de Marco Antônio Andreiw, no dia 7. Na próxima semana, será a vez do diácono Brayan Lee Thompson Ávila, ordenado no próximo dia 21 de dezembro, às 16h, na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem.

A partir das leituras da celebração, dom Geremias falou sobre as características do sacerdócio ministerial assumido por Marco Aurélio: anunciador da Boa Nova, ungido, pregador da libertação dos cativos dos males do mundo, Porta, pregador da Paz, Modelo para o rebanho. “A Prece de Ordenação (…) também utiliza imagens fortes e igualmente contundentes para entenderes a profundidade e dignidade da vocação que abraçaste: ‘Constituí este vosso servo na dignidade de Presbítero, renovai em seu coração o Espírito de santidade, obtenha ele, ó Deus, o segundo grau da Ordem sacerdotal, que de vós procede, e sua vida seja exemplo para todos’.”

O arcebispo destacou também que Marco Aurélio pode sempre recorrer à intercessão de Maria, cooperadora do ministério presbiteral. Citando a nota Mater Populi Fidelis, dom Geremias falou que em Maria o Povo fiel de Deus encontra refúgio, fortaleza, ternura, esperança e o amor de Deus. Nela vêem refletida a mensagem essencial do Evangelho. Por isso, falou ao neossacerdote: “Nunca esqueças de Nossa Senhora! Nos momentos de dificuldades lembre-se que ela nos foi dada como mãe por Jesus na cruz.”

Padre Manuel Joaquim dos Santos, representante dos presbíteros, deu as boas-vindas ao padre Marcos Aurélio, carinhosamente chamado de Marquinhos. “Eu já vi você carregando esses livros todos, esse é um bom sinal. Pelo que eu te conheço, usando as palavras do Papa João Paulo II, você reúne qualidades que te tornam um aliado natural de Jesus Cristo: você é humilde, você é dócil, você gosta de ouvir, se faz presente. Essas são e devem ser as qualidades do presbítero. Empatia, compaixão, proximidade, caminhar junto. Seja bem-vindo ao nosso presbitério, ao clero que você já está conhecendo e nunca se canse de estudar, de evoluir intelectualmente para poder responder aos desafios que o mundo traz todos os dias para nós presbíteros.”

Em seus agradecimentos, padre Marcos relembrou sua trajetória e as pessoas que fizeram parte dela, desde os pais, dos quais recebeu a fé, a família, as comunidades das quais participou, até o arcebispo, os padres, os formadores, os amigos. “E a vocês que vieram, de distante e de tão perto, mas que vieram fazer a diferença na minha vida, e irão continuar fazendo, porque eu quero com vocês construir o Reino de Deus, com mais amor, com mais compaixão, com mais fraternidade, com mais justiça, respeito e fé. Obrigado a todas e todos por todo carinho! Conto com as suas orações, para que possamos a partir de agora, construir este meu ministério com Cristo Jesus, o centro do nosso olhar, com o Espírito Santo, que age, conduz e move a nossa Igreja. Que eu continue sendo sempre humilde, simples e fiel ao que Deus me chamou”, concluiu padre Marcos que, ao final da celebração, se consagrou a Nossa Senhora.

Juliana Mastelini Moyses
Arquidiocese de Londrina

Fotos: André Luiz e Ernani Roberto

Faça um comentário

Categorias

top