No dia 14 de setembro, mais de 500 pessoas, de diversos decanatos da arquidiocese, na maioria vindos dos Grupos Bíblicos de Reflexão (GBR), participaram do encontro arquidiocesano do Mês da Bíblia, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Decanato Cambé. O Mês da Bíblia deste ano é dedicado ao estudo da Carta aos Romanos, cujo lema é “A esperança não decepciona” (Rm 5,5).
A escolha desta carta e do lema tem como objetivo aprofundar a temática do Ano Santo da Encarnação de Jesus Cristo, que nos convida a sermos “Peregrinos de esperança”. A expectativa é que o estudo da Carta aos Romanos ajude as comunidades a celebrar a fé e refletir sobre um dos fundamentos da vida cristã: a esperança.

O encontro contou com a assessoria de Frei Ildo Perondi, doutor e mestre em Teologia Bíblica que, logo no início do encontro, destacou a diferença entre as expressões: Peregrinos “da” esperança e Peregrinos “de” esperança. Segundo ele, o primeiro significa que a esperança está fora de nós, como um destino a ser alcançado. Já peregrinos de esperança “significa que a esperança já habita o coração do cristão, que a carrega consigo e a transmite por meio de palavras, gestos e atitudes”, explicou.
Segundo ele, na Carta aos Romanos, o substantivo esperança aparece 13 vezes, junto com o verbo esperançar, ressaltando sua centralidade.
A fé em Cristo é fonte de vida
O assessor apresentou passagens fundamentais da Carta. A mensagem paulina sublinha que não são as obras da lei que salvam, mas a fé em Jesus Cristo. A salvação acontece quando confessamos que Ele é o Senhor, que morreu e ressuscitou por nós (cf. Rm 10,9-10). Em Cristo, não há distinção entre judeus e gregos, “pois Ele é o Senhor de todos, e todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Rm 10,12-13).
Viver e anunciar a esperança
Frei Ildo motivou os participantes a viverem com coragem a fé, sendo portadores de esperança em meio a um mundo marcado por divisões e conflitos.
A esperança cristã se torna concreta no testemunho cotidiano, na vivência da fraternidade e na proclamação da Boa-Nova de Jesus Cristo. Como lembrou o assessor: “Se Deus está ao nosso favor, quem será contra nós? Deus entregou o seu próprio Filho por nós” (Rm 8,31-32).
Agradecimentos

O encontro foi marcado por momentos de oração, estudo e partilha fraterna. Em nome da coordenação arquidiocesana dos Grupos Bíblicos de Reflexão e da missão permanente, Ir. Salette Besen, coordenador arquidiocesana dos GBR, agradeceu ao frei Ildo, à Paróquia Nossa Senhora de Fátima e a todas as equipes que colaboraram para o bom êxito do evento.
Encerrando o encontro, ressoou a oração de São Paulo: “Que o Deus da esperança encha vocês de completa alegria e paz na fé, para que transbordem de esperança, pela força do Espírito Santo” (Rm 15,13).
Pascom Arquidiocesana
Fotos: Reginaldo Dias















