Relíquias de Santa Faustina foram depositadas em relicário no altar da igreja
No dia 17 de novembro de 2024 foi realizada a Missa solene de dedicação da Paróquia Mãe da Divina Providência (zona sul de Londrina). Esta celebração é considerada uma das mais sagradas do catolicismo, pois marca o final da construção de uma igreja e a consagração do seu espaço para Deus e o serviço comunitário. A Missa foi presidida pelo arcebispo de Londrina, dom Geremias Steinmetz, com a presença de demais sacerdotes e diáconos.
Por meio da dedicação, a igreja passa a ser santa e sagrada. Entre os momentos mais especiais desta Missa, destacam-se: a iluminação e revestimento do altar, indicando que Cristo é a luz da vida; a bênção da água e aspersão no povo, a bênção do ambão (móvel litúrgico onde é realizada a leitura da Bíblia) e do Sacrário (onde se guarda a Eucaristia); a unção do altar e das paredes da igreja, que é realizada com óleo de Crisma, simbolizando a divindade do local; e a incensação, que possui em sua simbologia a evocação da santidade e das orações dos fiéis, que sobem ao céu como um aroma agradável. Toda a ritualística foi conduzida por dom Geremias.
Durante a Missa também foram depositadas na Igreja relíquias de 1º grau de Santa Faustina (que consiste em fragmentos de ossos dos joelhos da santa). Esta foi colocada em um belo relicário embaixo do altar, sendo possível aos fiéis venerá-la todos os dias.
“Foram momentos muito marcantes, dentre os quais destaco a participação ativa dos fiéis, que estiveram plenamente envolvidos na preparação, e em cada uma das etapas desta Missa tão importante”, fala o padre Vandemir Alberto Araujo, pároco da Paróquia Mãe da Divina Providência.
A celebração contou com a presença expressiva da comunidade, além dos padres Isaac Aguiar Luz, da Paróquia São Vicente de Paulo, e Jefferson Bassetto, da Paróquia São Luiz Gonzaga e diretor da Rádio Alvorada, e diáconos Ricardo, Zequinha, Rogério e Leandro.
Concretizando um sonho
A Paróquia Mãe da Divina Providência é a 84ª criada pela Arquidiocese de Londrina. Ela foi desmembrada da Paróquia São Vicente de Paulo, sendo oficializada em 18 de fevereiro de 2024, por dom Geremias Steinmetz. Seu primeiro pároco foi o padre Vandemir Alberto Araujo.
O movimento de criação aconteceu em função do crescimento da comunidade, que há duas décadas já se organizava em torno da capela, de mesmo nome. Em 2017 houve início as obras para construção da Igreja, que atende parte da Zona Sul de Londrina (região conhecida como Nova Prochet).
“Participar da dedicação de nossa paróquia foi um momento de profunda gratidão, como sacerdote e pastor da comunidade. Desde o início, a comunidade se empenhou em cada etapa desse projeto, desde as dificuldades enfrentadas até as conquistas que marcaram o crescimento da nossa comunidade. É um sonho de todos os fiéis que aqui caminham. Foi como testemunhar a mão de Deus agindo em nosso meio”, diz o padre Vandemir sobre a conclusão da igreja.
Dedicação à comunidade
A missa de dedicação é um marco na vida da comunidade, pois simboliza o compromisso da paróquia em servir as pessoas. Desde a sua criação, a Paróquia Mãe da Divina Providência tem se empenhado em ser uma presença viva de Deus no meio do povo, oferecendo suporte espiritual por meio de celebrações, sacramentos e momentos de oração.
Diversas ações sociais são realizadas pelos fiéis da paróquia, como distribuição de alimentos para famílias necessitadas, o preparo de sopão em comunidades carentes, apoio ao bazar e campanhas sociais, como a das tampinhas, que ajuda a manter entidade que educa crianças e jovens vulneráveis do bairro União da Vitória, e auxílio a instituições sociais da cidade. “Iniciativas como a Semana Missionária e o trabalho dos grupos pastorais e ministeriais também têm fortalecido os laços comunitários e levado o Evangelho a cada canto”, conta padre Vandemir.
A paróquia também incentiva a formação e evangelização, com encontros catequéticos e atividades que promovem o crescimento espiritual de todas as faixas etárias. “A inauguração do Espaço Pastoral reflete o compromisso de criar estruturas que favoreçam a convivência e o trabalho em prol do bem comum”, explica o padre Vandemir.
Por estes trabalhos, a paróquia tem sido um testemunho vivo de providência divina, mostrando que a fé e a ação caminham juntas para transformar vidas e construir uma comunidade mais unida e solidária. “A Igreja deve servir à comunidade sendo um verdadeiro espaço de acolhimento, fé e solidariedade”, afirma o padre Vandemir.
Rubia Pimenta
Pascom Paróquia Mãe da Divina Providência
Fotos: Danillo Rodrigues Luz, Paulo Henrique Bonatti e Roberto Vindica