Evento realizado a cada dois anos marca o Dia Nacional da Juventude (DNJ) e é a maior concentração de adolescentes e jovens católicos da Arquidiocese de Londrina
A Jornada Missionária da Juventude (JMJ) reuniu, no último sábado, 26 de outubro, 2,5 mil jovens e adolescentes na Catedral de Londrina. Realizada a cada dois anos, a jornada é a celebração do Dia Nacional da Juventude na arquidiocese e envolve as 16 cidades que compõem a arquidiocese e os 11 decanatos.
O evento foi animado pela Comunidade Colo de Deus e contou com pregação sobre a vocação à santidade, consagração a Nossa Senhora Aparecida e a Santa Missa de encerramento. Ao longo de todo o encontro, os jovens puderam rezar diante das relíquias de primeiro grau do beato e futuro santo Carlo Acutis.
Padre Dirceu Reis, assessor do Setor Juvenil, conta que a 5ª Jornada foi um marco histórico para a juventude da arquidiocese, em unidade com toda a Igreja do Brasil. “É extremamente emocionante ver essa Catedral tão grande e ao mesmo tempo tão pequena como ficou hoje. De fato é o momento de renovação, é o momento de esperança, é o momento de confirmação da fé, todos nós saímos deste encontro agradecidos a Deus, agradecidos a Nossa Senhora e ao beato Carlo Acutis”, ressaltou o assessor.
O arcebispo dom Geremias Steinmetz, que está em visita pastoral ao Decanato Leste da arquidiocese, fez uma breve passagem pelo encontro. Dom Geremias incentivou os adolescentes e jovens a percorrer o caminho da santidade e valorizou o papel da juventude no mundo de hoje, afirmando que Deus fala à Sua Igreja através dos jovens.
“É interessante como os jovens se reúnem e com uma motivação especial ao redor da questão das missões, que é uma bandeira que a Igreja celebra sempre, e também o Dia Nacional da Juventude. A gente fica contente que aqui na arquidiocese esse trabalho continue acontecendo, chamando a atenção dos jovens e quem sabe esteja aí uma semente bem forte para poder crescer e produzir muitos frutos para a Igreja”, destacou dom Geremias.
Um dos grandes momentos da 5ª Jornada Missionária da Juventude foi a adoração ao Santíssimo Sacramento. Com o tema: “Diante de mim todo joelho se dobrará e toda língua confessará que sou Deus” (Rm 14,11) a jornada foi uma oportunidade de cada jovem e cada adolescente ter um encontro pessoal com Jesus, nosso Salvador.
“Quando adoramos permitimos a Jesus que nos cure e transforme; adorando, damos ao Senhor a possibilidade de nos transformar com o seu amor, iluminar as nossas trevas, dar-nos força na fraqueza e coragem nas provações”, ensina o Papa Francisco.
Na entrada do Santíssimo Sacramento no corredor central da Catedral, conduzido pelo assessor do Setor Juvenil, padre Dirceu Reis, o grupo de adolescentes MUSA (Mocidade Unida Semeando o Amor) da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, Decanato Leste, organizou um corredor de velas em sinal de amor, respeito e adoração.
A jornada realizada a cada dois anos é a grande celebração do Dia Nacional da Juventude e também importante momento de integração, unidade, crescimento espiritual e incentivo à vida de santidade dos jovens na igreja e no mundo.
A Santa Missa, presidida pelo assessor do Setor Juvenil, padre Dirceu Reis, e concelebrada pelo assessor da Renovação Carismática Católica (RCC), padre Marcelo Gomes, concluiu o encontro. Na homilia o padre destacou a virtude da perseverança na caminhada de evangelização da juventude. “Que o Espírito Santo reascenda a esperança e a perseverança em nossos corações. Se tem pessoas criticando a sua vida na Igreja, sua vida de oração, persevere! É de perseverança que todos temos necessidade. Peçamos também a cura da nossa cegueira para que possamos reconhecer que o Senhor não quer ter conosco uma relação de publicidade e sim de intimidade. O Senhor Jesus quer fazer um caminho conosco e, assim crescermos no conhecimento Dele como o Salvador da nossa vida”, disse o padre Dirceu.
Durante o ofertório os coordenadores de grupos de adolescentes e jovens apresentaram ao altar as camisetas de seus grupos. Uma forma de apresentar junto das oferendas do pão e o vinho todo o trabalho de evangelização da juventude em todas as paróquias de nossa arquidiocese.
Ao final da celebração foram apresentadas as próximas atividades do segundo semestre de 2024 e o padre Dirceu Reis anunciou a data da 6ª Jornada Missionária da Juventude: 24 de outubro de 2026. A celebração foi, verdadeiramente, a ação de graças a Deus pela vida e pelo testemunho de tantos jovens na Igreja, por isso o salmo 125 resumiu com beleza e verdade tudo que foi realizado nessa jornada: “Maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria!”
Colo de Deus
As canções conduzidas pela comunidade Colo de Deus transmitiram aos corações a alegria de estar na Igreja e, principalmente a grandeza do amor de Deus que alimenta e conduz os jovens na caminhada de sinodalidade. Unidos e reunidos em torno de Jesus, de mãos dadas e cheios de esperança para que a ação evangelizadora da Igreja torne cada adolescente, cada jovem, verdadeiros e fiéis discípulos de Jesus. Pela música, pela animação, essa jornada renovou e fortaleceu os corações juvenis na certeza de que Cristo, o Ressuscitado, acolhe, ensina, alimenta e salva cada jovem!
Consagração a Nossa Senhora
No início da 5ª Jornada Missionária da Juventude o grupo de adolescentes AUJE (Adolescentes Unidos em Jesus) da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, Decanato Centro, entrou, no corredor central da Catedral de Londrina, com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Essa imagem foi escolhida pois a jornada é realizada no mesmo mês em que celebramos a padroeira, o mês de outubro. Ao chegar no presbitério a imagem foi coroada pelos adolescentes, em seguida a oração de consagração à Virgem Maria, ícone de santidade. Ao se consagrar a Nossa Senhora Aparecida cada adolescente e jovem reconhece-a como modelo de santidade, isto é, Maria fez plena e fielmente a vontade de Deus, trouxe em seu ventre, pela ação do Espírito Santo, o nosso salvador Jesus Cristo.
Ao final do momento de consagração as lideranças juvenis entregaram aos pés de Maria rosas vermelhas. O amor dos jovens por Nossa Senhora faz crescer em seus corações a esperança e o entusiasmo pela santidade. Com Maria e por Maria os corações juvenis chegam ao Coração de Jesus. Mais de 2 mil jovens se consagrando a Maria e pedindo dela uma especial intercessão.
Jovens acolhem a relíquia do beato Carlo Acutis
O Setor Juvenil trouxe para a 5ª Jornada Missionária da Juventude a relíquia de primeiro grau do beato Carlo Acutis, que deve ser canonizado no ano de 2025, já autorizado pelo Santo Padre o Papa Francisco. Os jovens da Paróquia São José de Rolândia, entraram com as relíquias pelo corredor central da Catedral de Londrina. As relíquias ficaram expostas durante toda a programação da jornada. Segundo Nayron Niero, coordenador do Setor Juvenil, o beato é uma grande inspiração para a juventude católica da Arquidiocese de Londrina.
“Ele é um exemplo para a juventude, um modelo de santidade, um jovem que conseguiu viver esse amor por Deus em todas as áreas da vida dele, um exemplo de vida de oração, de vida sacramental, e de um espírito missionpário, que esse é um objetivo da jornada. Esse encontro que cada jovem, cada adolescente teve aqui com Deus, não pare somente aqui , transborde para a Igreja, para as paróquias, para as comunidade, e que eles sejam sinais de Deus no mundo”, destacou Nayron.
Setor Juvenil
Fotos: Pascom Arquidiocesana de Londrina