No último dia da Assembleia dos Bispos do Paraná, o episcopado iniciou as atividades com a Missa na capela da Casa de Formação Divino Mestre, em Francisco Beltrão, onde estavam reunidos. A Missa foi presidida pelo bispo de Guarapuava e vice-presidente da CNBB Sul 2, dom Amilton Manoel da Silva, ladeado pelo bispo de Foz do Iguaçu, dom Sergio de Deus Borges, e pelo bispo da Eparquia Católica Ucraniana Imaculada Conceição, dom Meron Mazur.

Referindo-se ao Evangelho do dia, o qual relata que Herodes ficou perplexo com o que se ouvia falar de Jesus e buscava vê-lo, dom Amilton disse que também nós precisamos ter essa atitude diante de Jesus.

“É preciso que renovemos a perplexidade, diante de um Deus que se revela, do amor que nos acompanha, da força que cada dia recebemos para continuarmos a nossa missão com muita esperança e alegria. Herodes buscava ver Jesus e essa perplexidade é porque é preciso continuar buscando ver Jesus, É preciso continuar a buscar. É preciso ver Jesus. Não adianta ficarmos perplexos de braços cruzados, deixando-se dominar por esse aspecto negativo de Herodes. Continuar a ver Jesus na nossa história da vocação e missão, na natureza. É preciso continuar a ver Jesus”, disse dom Amilton.

Ao longo da manhã, os bispos continuaram reunidos discutindo temas propostos na pauta, dentre eles a composição das Pastorais, Movimentos e Organismos, a Comissão Pastoral da Terra, questões referentes à educação e questões administrativas e financeiras do Regional Sul 2 da CNBB. A assembleia foi concluída com o almoço.

Para o bispo de Paranavaí e secretário do Regional Sul 2 da CNBB, dom Mário Spaki, a Assembleia dos Bispos é um momento de muita amizade, fraternidade, partilha. “É o momento de a gente parar, rezar juntos, dialogar, avaliar a caminhada da Igreja e tomar as decisões mais necessárias no momento, a partir dos assuntos que fazem parte da pauta”, afirmou o bispo.

Dentre os assuntos em pauta nessa assembleia, dom Mário destacou a Missão São Paulo VI, que a Igreja do Paraná mantém no país da Guiné-Bissau, na África, há 10 anos. “Essa missão é um grande presente para a Igreja do Paraná, porque nós podemos ajudar um país de fora, um país pobre, e dessa forma sermos também nós ajudados, porque quem doa, recebe muito mais. Este ano, enviamos 25 mil Bíblias para lá e também, agora, aprovamos definitivamente uma proposta de ajudarmos a diminuir a fome das crianças na Guiné-Bissau. Isso foi muito importante”, disse dom Mário.

Para o arcebispo de Cascavel (PR), dom José Mário Scalon Angonese, um dos temas de destaque dessa Assembleia foi a 44ª Assembleia do Povo de Deus, que aconteceu entre os dias 20 a 22 de setembro. “Os temas trabalhados aqui na Assembleia foram diversos, mas talvez o que mais tenha me chamado a atenção, e que é um tema que deva ser continuamente debatido, é a reflexão sobre os passos, a avaliação sobre a assembleia do povo de Deus, em quatro etapas e quatro instâncias, mas como se fosse uma só, com um mesmo tema a ser refletido, depois uma síntese conclusiva, uma experiência bonita. Gostei de ter participado desse momento”, disse o arcebispo.

Dom José Mário iniciou seu ministério episcopal como bispo auxiliar de Curitiba (PR), nos anos de 2013 a 2017, quando foi transferido para a diocese de Uruguaiana (RS). Ele afirmou que foi uma bênção retornar ao Paraná. “É uma bênção conviver com essa Igreja viva, dinâmica, e fazer parte dessa história bonita da Igreja no Paraná. Uma assembleia é sempre uma escola, a gente sempre aprende coisas novas, a convivência também enriquece muito a troca de informações, Estou muito contente de ter voltado e contente também de fazer parte dessa história bonita do Paraná”, afirmou dom José Mário.

Na Assembleia dos Bispos, além dos bispos, tem direito de participar o padre na função de secretário executivo, o padre presidente da Comissão Regional de Presbíteros e, quando tem, o padre na função de administrador diocesano de uma diocese vacante. Nesta assembleia, participou o padre Genivaldo Barboza, administrador diocesano da diocese de Campo Mourão (PR). Pela primeira vez assumindo essa função na diocese, padre Genivaldo afirmou que participar da Assembleia dos Bispos foi uma oportunidade muito rica e singular.

“Está sendo uma experiência única perceber como esses homens, inspirados pelo Espírito Santo, verdadeiramente, tratam de assuntos muito interessantes, muito importantes, eu diria, para a nossa Igreja do Regional. É uma riqueza imensa, porque jamais imaginaria poder estar tão próximo dos Bispos do Paraná, beber dessa fonte tão grande, que é a experiência desses homens, enquanto homens de Deus, enquanto Igreja do Paraná, e também observar como é rica a contribuição de cada um acerca dos temas que são tratados”, disse padre Genivaldo.

Karina de Carvalho Nadal
CNBB Sul 2