Encontro aconteceu simultaneamente nas quatro províncias eclesiásticas do Paraná; em Londrina, cerca de 120 pessoas de dioceses e arquidiocese participaram

A 44° Assembleia do Povo de Deus reuniu lideranças, padres e bispos de Londrina, Apucarana, Cornélio Procópio e Jacarezinho no último dia 21 de setembro, sábado. O encontro, que contou com a participação de mais de 120 pessoas, foi realizado no Centro Pastoral Jesus Bom Pastor, da Arquidiocese de Londrina.

“É importante estarmos unidos. A assembleia é um termo interessante, porque nos lembra da eclesia, ou seja, da Igreja, que é povo convocado à assembleia reunida para estudarmos, analisarmos e rezarmos sobre a ação evangelizadora, que neste caso, acontece na Província de Londrina. Um momento ímpar”, classificou dom Carlos José, bispo de Apucarana e referencial na Província Eclesiástica de Londrina.

O dia de formação, oração, troca de experiências e reflexões teve a assessoria do padre Valdecir Ferreira, que destacou sobre a espiritualidade de comunhão a partir do Concílio Vaticano II. “Conseguimos traçar a espiritualidade que compõe a realidade do povo de Deus e, dessa forma, como nós voltamos à originalidade e a essência. É pensar na proximidade com o projeto do Senhor em vista de uma comunhão com o próprio Deus e nesta comunhão aquilo que o Senhor pensa em nós e para nós e como nós pensamos nossa realidade”, explicou o sacerdote, que é o secretário executivo da Ação Evangelizadora da Diocese de Apucarana.

No período da tarde os participantes foram divididos em grupos para um momento de conversa no Espírito Santo. O objetivo foi avaliar sobre os caminhos para reavivar a espiritualidade em busca da comunhão eclesial. “Queremos pensar numa espiritualidade de comunhão que nos una. Nesse mundo tão polarizado, e na Igreja não é diferente, precisamos buscar meios de comunhão e não construção de muros. Fazer com que a reflexão se amplie”, salientou padre Alexandre Alves dos Anjos Filho, coordenador da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Londrina.

A Assembleia do Povo de Deus é uma proposta do Regional Sul 2 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Essa é a terceira vez que acontece de forma simultânea nas quatro províncias eclesiásticas do Estado: Londrina, Maringá, Cascavel e Curitiba. “Nos últimos anos optamos por fazer uma assembleia a nível regional e no outro ano a nível de província. Isso, para nós, significa um avanço, por conta do número de pessoas que atingimos. Nas províncias podemos trazer coordenadores diocesanos, paroquiais, pessoas interessadas na temática que se desenvolve. Tem produzido bons frutos”, definiu dom Geremias Steinmetz, arcebispo de Londrina e presidente do Regional Sul 2.

As propostas apontadas durante as assembleias serão levadas para aprofundamento no encontro dos bispos do Regional Sul 2, que ocorre neste final de setembro. “As propostas serão discutidas, aproximadas, para que possamos ter propostas efetivas do Regional para serem aplicadas nas diferentes dioceses”, projetou.

Quem esteve em Londrina avaliou o momento de união como produtivo e de fortalecimento pastoral. “Vamos levar para nossas comunidades a importância do diálogo. Igreja como diálogo, presença. Que todos tenham sua participação e importância, cada um com sua diferença. Que possamos ver nas diferenças toda a riqueza de cada um”, valorizou Vilma Aparecida Ramos, da catequese da Diocese Jacarezinho.

Pedro Marconi
Pascom Arquidiocesana