#Compartilhe

O evento faz parte do processo das atividades do Ano Vocacional na Igreja do Paraná

Aconteceu neste final de semana, dias 2 e 3 de setembro, no Studium Theologicum, em Curitiba (PR), o Simpósio Vocacional do Regional Sul 2 da CNBB, com o tema: “O despertar e o acompanhamento vocacional das novas gerações”. Participaram cerca de 106 pessoas, entre bispos, padres, religiosos, religiosas, leigos e leigas, de todas as arqui/dioceses do Paraná. A Arquidiocese de Londrina foi representada pelo padre Renato Pelisson; pelos seminaristas Luis Augusto da Silva e Carlos Eduardo de Sousa; e pelo casal do Serviço de Animação Vocacional (SAV) Patrícia Giroldo Tokuho e Carlos Massahiro Tokuho.

 O evento contou com a presença do bispo de Foz do Iguaçu e referencial para o Serviço de Animação Vocacional e a Pastoral Vocacional (SAV/PV) no Paraná, dom Sergio de Deus Borges, e com a participação remota do bispo de Guarapuava e vice-presidente do Regional Sul 2 da CNBB, dom Amilton Manoel da Silva. 

Na parte da manhã, aconteceram duas conferências. A primeira, com o tema: “Ambientes vocacionais”, foi proferida pelo padre Deolino. O sacerdote apresentou uma síntese sobre o que, ao longo do ano, os agentes vocacionais nas arqui/dioceses do Paraná trabalharam em suas comunidades. “Buscamos apresentar uma síntese daquilo que as dioceses enviaram, mostrando as coisas que são positivas e motivadores e também os desafios que estão presentes. Apareceram várias ideias que serão amadurecidas, a fim de que o nosso testemunho se torne mais visível, mais evidente e mais convencedor”, disse padre Deolino.

A segunda conferência foi ministrada pela irmã Silvia, com o tema: “Acompanhamento vocacional”. “O acompanhamento vocacional, hoje, também é um desafio, devido à sociedade em que nos encontramos. Nós não recebemos mais vocacionados de 10, 15 ou 20 anos atrás. O acompanhamento vocacional precisa de um amplo conhecimento da pessoa vocacionada e um conhecimento de si”, explicou a religiosa. 

Na parte da tarde, aconteceram trabalhos de discernimento em grupo e a terceira conferência, que foi proferida pelo padre Marcelo, com o tema: “Ambientes Vocacionais”. Ao final do dia, foi apresentado aos participantes a proposta de redação de um texto final, como fruto do Ano Vocacional, a partir das reflexões das dioceses. 

No domingo, foi realizado um discernimento sobre o texto-final, com a acolhida de sugestões e modificações. Após o intervalo, foi realizada a aprovação desse texto. O simpósio foi concluído com a celebração da eucaristia, realizada na paróquia Imaculado Coração de Maria, presidida por dom Sergio e concelebrada pelos padres e diáconos presentes no evento. 

Karina de Carvalho
Assessora de Comunicação da CNBB Sul 2

Fotos: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.