Na noite dessa segunda-feira (11/7), a Catedral de Londrina acolheu peregrinos de todo o país para a Missa de Abertura do 35º Simpósio da Sociedade Brasileira de Canonistas e 38º Encontro dos Servidores dos Tribunais Eclesiásticos do Brasil. A celebração foi presidida pelo arcebispo dom Geremias Steinmetz e concelebrada por dom Valdir Mamede, bispo de Catanduva, dom Hugo Cleilton da Silva Cavalcante, OSB, secretário da Sociedade Brasileira de Canonistas, padre José Rezende, vice-presidente da sociedade e demais padres. A missa contou com a presença da Dra. Sueli Almeida de Oliveira, notária do Tribunal Eclesiástico de Londrina e presidente da sociedade.
O encontro está sendo realizado de 11 a 15 de julho, em Londrina, com o tema: “A sinodalidade na Igreja, Cúria diocesana, processos especiais e atualizações do Corpus Iuris Canonici”, e reúne canonistas, estudantes, professores e servidores dos Tribunais Eclesiásticos de todo Brasil. O último encontro foi em 2019 em Foz do Iguaçu (PR). Na missa, dom Geremias acolheu os participantes do encontro. “Bom trabalho, bom proveito, que daqui possam sair mais sábios para o trabalho que realizam nos vários cantos do nosso país.”
Dra. Sueli, como presidente da Sociedade Brasileira de Canonistas, também acolheu os participantes e relembrou tantas pessoas e amigos que faleceram desde o último encontro em 2019. Ela destacou que o que faz a Sociedade de Canonistas são todos os que participam: “a Sociedade Brasileira de Canonistas só existe por causa de cada um de vocês que comparece aos nossos encontros e faz com que ela esteja presente em cada uma das dioceses, nos mais longínquos lugares, principalmente através da sua atuação nos Tribunais Eclesiásticos do Brasil.”
Pascom Arquidiocesana
Fotos: Terumi Sakai