Muita música, apresentações, animação, colorido, valorização da riqueza cultural do povo brasileiro: estes foram alguns dos elementos na abertura do Encontro.
Cerca de sete mil pessoas tiveram o privilégio de participar de uma das celebrações mais bonitas da igreja em Londrina. A celebração de abertura do 14º Intereclesial foi protagonizada por centenas de pessoas que cuidaram de cada detalhe das apresentações. O entardecer próximo ao lago Igapó, cartão postal da cidade, foi o cenário perfeito para o encontro das comunidades de norte a sul do país. Na imensidão do gramado da Praça da Bíblia, pintado pelo colorido da camisetas, as comunidades cantaram, dançaram, se abraçaram, silenciaram e rezaram. A praça, foi de fato, o lugar do encontro, da partilha, da alegria, do reencontro
A celebração começou ao som de uma orquestra de violas, uma autêntica valorização do caipira, trabalhador do campo que ergueu e sempre foi o braço forte de Londrina, logo depois, as apresentações culturais daqueles que se juntaram ao povo londrinenses como a colônia japonesa ocuparam o espaço em frente ao palco. Segundo a organização “o caráter da celebração de abertura era o de mostrar o rosto identitário do Paraná e de Londrina”.
Na acolhida de cada região, a música e os costumes foram representados em meio a poesia do texto lido pelos apresentadores e no som característico da “Folia de Reis”. A riqueza da cultura indígena também foi apresentada pelos próprios protagonistas.
A cerimônia de abertura ainda relembrou os treze encontros anteriores das CEBs com a presença do trenzinho símbolo das CEBs do Brasil, fez a abertura oficial nas boas vindas de Dom Geremias e à luz do livro do Êxodo, quando já escurecia, celebrou a partilha da Palavra. A entrada dos ícones do 14º intereclesial, a Cruz e a imagem de Nossa Senhora do Rocio, também emocionaram o público. Para Maria Isabel, organizadora da liturgia e celebrações do Encontro, a abertura foi o momento em que “ a diocese, a cidade de Londrina se abriu para acolher os participantes, visitantes, convidados e observadores”
Flora Neves
Equipe Comunicação 14 Intereclesial
Para ver mais fotos clique aqui>>
Fotos: Patrícia Caldana e Wellington Ferrugem