Em unidade com o Papa Francisco, documento exorta os fiéis a redescobrirem o valor da esperança cristã e orienta sobre a programação do Jubileu na arquidiocese
“A esperança não decepciona”. Esta certeza será o pano de fundo de todo o próximo ano na nossa Igreja, o Jubileu Ordinário de 2025: Peregrinos da Esperança. O Papa Francisco, com a convocação do Jubileu, convida todos os fiéis e pessoas de boa vontade a, apesar dos sofrimentos e limitações do mundo atual, manter acesa a chama da esperança.
O Jubileu terá início no dia 24 de dezembro de 2024, com a abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro, no Vaticano, pelo Papa Francisco. Alguns dias depois, em 29 de dezembro, será a abertura arquidiocesana, com a Santa Missa presidida pelo arcebispo dom Geremias Steinmetz, com a presença do clero e da comunidade arquidiocesana.
Com o objetivo de orientar e formar os fiéis para a vivência do Ano Jubilar, o arcebispo dom Geremias Steinmetz envia a todo o povo de Deus da Arquidiocese de Londrina uma Carta Pastoral sobre o Ano Santo de Esperança 2025. O lançamento oficial será no domingo, 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição, na Missa do evento Deus Conosco, às 11h no Ginásio de Esportes Moringão. Antes disso, às 8h, dom Geremias também apresentará a carta aos fiéis durante a Missa em comemoração pelos 90 anos de Londrina e os 39 anos de dedicação da Catedral, na Catedral de Londrina.
Na carta, o arcebispo convoca todo o povo de Deus a unir-se ao Papa Francisco para celebrar o Jubileu da Esperança. O texto, que é confiado ao padroeiro Sagrado Coração de Jesus, dom Geremias trata de assuntos como o que é a esperança cristã, a preparação para o Ano Santo, as indulgências e a programação do Jubileu na Arquidiocese de Londrina.
“Rezo para que muitos possam refazer a sua fé e fazer um encontro pessoal com Jesus Cristo, nossa Esperança. Que todos possam viver a alegria do Jubileu e consigam viver a ‘Esperança que não decepciona’ (Rm 5,5)”, escreve dom Geremias
O que é uma Carta Pastoral
Carta pastoral, como o próprio nome diz, é uma carta que o bispo escreve ao seu povo, para orientá-lo sobre questões pastorais e de fé. É, por isso, um instrumento de unidade da Igreja local, pois direciona os fiéis à reflexão de um tema comum de formação para a vida cristã. Através da carta, o arcebispo exerce o seu pastoreio e confirma as pessoas na fé. Esta é a quarta Carta Pastoral que dom Geremias escreve ao povo de Deus da Arquidiocese de Londrina.
Missa de aniversário da dedicação da Catedral
Também no domingo, 8 de dezembro, a Catedral Metropolitana de Londrina vai comemorar os 90 anos de Londrina e os 39 anos de sua dedicação, com a Santa Missa às 8h, presidida pelo arcebispo dom Geremias Steinmetz. Inaugurada em 1972, a atual Catedral foi dedicada em 10 de dezembro de 1985 pelo segundo arcebispo de Londrina, dom Geraldo Majella Agnelo. A celebração solene contará com a presença de autoridades civis e religiosas.
Serviço
Lançamento da Carta Pastoral sobre o Jubileu de Esperança 2025
Santa Missa no evento Deus Conosco
Domingo, 8 de dezembro de 2024, às 11h
Ginásio de Esportes Moringão
Missa pelos 90 anos de Londrina e aniversário de dedicação da Catedral
Domingo, 8 de dezembro de 2024, às 8h
Catedral Metropolitana de Londrina
Juliana Mastelini Moyses
Pascom Arquidiocesana