O Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova em Londrina, inaugura no próximo sábado (30), na missa das 18h30, a decoração natalina, que inclui a iluminação da fachada e a montagem do presépio, que será abençoado na missa do domingo (1º), às 16h. Além disso, haverá uma série de apresentações musicais, a primeira delas já no domingo (1º), logo em seguida à missa com a bênção do presépio, bem com a novena de Natal, que será realizada de 15 a 23, sempre a partir das 19h durante a semana e 18h30 nos finais de semana. A prefeitura também já instalou a árvore de Natal iluminada em formato de Nossa Senhora na praça em frente ao Santuário. As atividades são todas gratuitas.
“Essa época do ano realizamos sempre nosso último grande evento, que reúne a decoração natalina, a novena e a programação musical, com grandes grupos da cidade nos agraciando com suas apresentações”, ressalta o padre Rodolfo Tristlz, pároco e reitor do Santuário. A programação musical terá Entrelaços Duo (dia 01/12, após a missa das 16h), Maratona Flauta e Fole (dia 02/12, após a missa das 19h), Coral da Acel (dia 07/12, após a missa das 18h30), Orquestra Solistas (dia 08/12, após a missa das 18h30), Grupo Matris Domus (dia 14/12, após a missa das 18h30), Folia de Reis (dia 21/12, após a missa das 18h30) e Bruno Bonafini (22/12, após a missa das 16h).
A Entrelaços Duo, que se apresenta no dia 1º, é formada por Ellen Giroti (voz) e Thiago Garcia (voz e violão), recebendo Guilherme Garcia (guitarra). No Santuário, um repertório escolhido especialmente para a data, com músicas nacionais e internacionais. “O dueto de vozes e violão é a nossa essência, que se abre para várias outras possibilidades. Queremos trazer nossa paixão e experiência para construir memórias afetivas, com carinho e estilo através da música. Além disso, convidamos também Guilherme Garcia para trazer o timbre da guitarra neste dia especial”, afirma Ellen.
Na segunda-feira (2), é a vez da Maratona Flauta e Fole, com um repertório de música barroca. No dia 7, o Coral da Acel, sob regência de Miriam Hosokawa, a apresentação promete encantar o público. “Estamos preparando um repertório com canções tradicionais natalinas em japonês e português, além de músicas que remetam a esta atmosfera do Natal”, diz Miriam. No dia seguinte, domingo (8), a Orquestra Solistas realiza mais uma apresentação da XIVª Mostra de Música de Câmara, dentro da série dos concertos nas igrejas.
No dia 14, o grupo de adolescentes e jovens Matris Domus realizará uma encenação na qual apresentará situações de falta de esperança para, no final, focar no nascimento de Cristo como fonte da esperança, levando as pessoas a perceberem a necessidade de depositar a confiança em Jesus. No último fim de semana antes do Natal, quem se apresenta é o tradicional grupo de Folia de Reis (dia 21), com hinos de reis, declamando e despedida, além do cantor e compositor Bruno Bonafini (dia 22), com um repertório especial.
Santuário
O Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova em Londrina, nasceu como capelinha em maio de 1940. Em 1º de março de 1952 se transformou em paróquia e em 1997 foi elevado a Santuário, convertendo-se num centro de evangelização, peregrinação e referência no turismo religioso, recebendo devotos e fieis do Paraná e de outros estados, afinal, as promessas podem ser cumpridas no Santuário de Londrina. A Festa da Padroeira, hoje, recebe mais de 40 mil pessoas somente no dia da padroeira do Brasil.
Santuário Nossa Senhora Aparecida
Foto: Wanderley Tolomi