No último dia 17 de novembro, a Igreja Católica celebrou o VIII Dia Mundial dos Pobres, instituído pelo Papa Francisco em 2016, com o tema central “A oração do pobre eleva-se até Deus”. Em Londrina, a Catedral Metropolitana foi palco de um evento repleto de solidariedade e acolhimento, reunindo cerca de 100 pessoas em situação de vulnerabilidade social.
A movimentação – que também envolveu a Toca de Assis – começou cedo, às 7 horas da manhã, com dezenas de voluntários se revezando em turnos para preparar o salão paroquial e garantir um ambiente acolhedor para os convidados. O evento contou com um delicioso café da manhã, seguido de momentos de interação, incluindo um animado show de prêmios, que trouxe descontração para todos.
O ponto alto do encontro foi o almoço, onde todos puderam saborear um delicioso nhoque preparado com carinho pelos voluntários. A solidariedade foi a marca do dia: os recursos para a organização vieram do bazar solidário realizado recentemente, de brindes de dezenas de empresas e da generosa doação de 40 quilos de nhoque, que tornou possível o preparo da refeição.
“O Dia Mundial dos Pobres é um convite à reflexão e à ação concreta em prol dos mais necessitados, e a celebração na Catedral Metropolitana de Londrina destacou o nosso compromisso com a dignidade e o bem-estar de todos” – destacou o padre Joel Medeiros, pároco da Catedral.
O vigário da Catedral, padre Layrton dos Santos também marcou presença e se emocionou: “ouvir as histórias e angústias daqueles que precisam é o primeiro passo para acolher a Cristo em cada rosto. Acolher, com amor e sem julgamentos, é abrir os braços e o coração para sermos instrumentos de Deus. E rezar juntos é unir nossas forças clamando a Deus por dignidade, justiça e paz” – destacou.
Julie Bicas
Pascom Catedral
Fotos: Serginho Pires