#Compartilhe

A Igreja Católica celebra, no próximo sábado (2), o Dia de Finados, data em que se reza pelas almas dos defuntos. É dia de visitar os cemitérios, acender uma vela pelos parentes e amigos que já morreram. No Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova em Londrina, serão celebradas duas missas, umas às 7h e outra às 18h30. Ao longo do dia, o velário estará aberto para os fieis que desejarem acender uma vela. Quem não tiver a vela, poderá comprá-la no próprio Bazar do Santuário.

“Essa prática religiosa de celebrar o Dia de Finados tem como objetivo não apenas pedir a intercessão para os entes queridos já falecidos, mas, também, pedir pelos mortos cujas almas ainda se encontram no purgatório”, ressalta o padre Rodolfo Trisltz, pároco e reitor do Santuário. De acordo com ele, a Igreja Católica acredita na existência do Céu, para onde vão as almas purificadas, além do Purgatório, onde estão as almas que, na hora da morte, ainda necessitam purificar-se antes de irem para o Céu. “Nesse sentido, as orações é para que as almas sejam purificadas. Tudo isso faz parte do dogma da Comunhão dos Santos, um vínculo de amor e de troca de bens espirituais entre todos os cristãos que formam o corpo místico de Cristo, sejam eles vivos ou mortos”, afirma.

Quem sugeriu a criação dessa data específica foi o monge beneditino Odilon de Cluny, de Borgonha, na França, que orientava os membros da abadia a rezarem pelos mortos, por volta do ano 998. A partir do século XII, esse costume foi ficando cada vez mais popular. Hoje, é um feriado nacional dedicado à visitar os túmulos dos mortos, a rezar pelos falecidos. Muitas pessoas participam de missas e celebrações. No Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova em Londrina, haverá missas em dois horários: 7h e 18h30, além do velário aberto para quem quiser acender uma vela em memória de algum parente já falecido.

Santuário
O Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova em Londrina, nasceu como capelinha em maio de 1940. Em 1º de março de 1952 se transformou em paróquia e em 1997 foi elevado a Santuário, convertendo-se num centro de evangelização, peregrinação e referência no turismo religioso, recebendo devotos e fieis do Paraná e de outros estados, afinal, as promessas podem ser cumpridas no Santuário de Londrina. A Festa da Padroeira, hoje, recebe mais de 40 mil pessoas somente no dia da padroeira do Brasil.

Santuário Nossa Senhora Aparecida

Foto: Pixabay

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.