#Compartilhe

Da Arquidiocese de Londrina esteve presente o coordenador da Ação Evangelizadora padre Alexandre Alves Filho

Aconteceu de 1 a 3 de outubro, na Casa Dom Luciano, em Brasília (DF), o Seminário de Iniciação à Vida Cristã para Presbíteros, organizado pela Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB. Mais de 250 padres participaram da iniciativa que buscou aprofundar temas relacionados à transmissão da fé na cultura atual, sendo 17 do Paraná.

A celebração de abertura foi presidida pelo arcebispo de Santa Maria (RS) e presidente da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética, dom Leomar Antônio Brustolin, que na sequência proferiu uma palestra na qual destacou os três elementos norteadores da reflexão sobre a atual evangelização: sinais dos tempos, conversão pastoral e missão.

Dom Leomar destacou que, no seminário, o clero tem se manifestado muito atento, interativo, interlocutor e procurando alargar as reflexões para que se possa encontrar caminhos.

“Estarmos juntos, rezarmos juntos e pensarmos juntos já é grande sinal de boa perspectiva. Hoje nós temos certeza de que algo novo precisa ser feito na evangelização e as novas diretrizes vão nessa direção. A Iniciação à Vida Cristã não pode ser vista de forma desconectada com as questões relativas às Diretrizes”, pontuou.

ABC da Iniciação à Vida Cristã

Responsável pela conferência sobre o “ABC da Iniciação à Vida Cristã”, o assessor da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética, padre Wagner Carvalho, fez com que os participantes refletissem sobre terminologias e momentos celebrativos.

Dividida em três partes, o estudo se propôs, primeiro, a definir a natureza da iniciação e justificar o motivo para que a Igreja escolha como itinerário a formação do discípulo missionário. A segunda parte se concentrou na definição dos conceitos e, por último, destacou os desafios e oportunidades daquilo que está se falando na iniciação.

“A palestra tinha como objetivo também pensar em quais momentos o presbítero e a iniciação se tocam, para que não parta daquela iniciativa de dizer como eu devo fazer, mas antes entender esse fazer. E agora entendendo, eu posso fazer de modo consciente. A avaliação foi muito positiva, a participação deles e o interesse também nesse momento”, destacou o padre Wagner.

Querigma

Mariana Venâncio, também assessora da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, proferiu no segundo dia de Seminário uma conferência sobre o “Querigma”, no qual destacou o seu significado, finalidade, pressupostos, decorrências e, ainda, como anunciá-lo.

“O anúncio querigmático é, na verdade, o centro da fé cristã, como o Diretório para a Catequese diz, vai ao âmago da fé cristã e ao anúncio de Jesus Cristo. Não o anúncio intelectualizado, mas a proposição do encontro com a pessoa de Jesus Cristo. Essa proposição tem por finalidade gerar a adesão a Jesus e o desejo por progredir no discipulado”, diz.

Participantes do Paraná

Participantes do Paraná

Padre Alexandre Alves Filho, da Arquidiocese de Londrina (PR), explicou que o encontro fecha um ciclo dentro da dimensão bíblico-catequética, que é conscientizar para a necessidade da Iniciação à Vida cristã nas igrejas do Brasil. “Primeiro teve um encontro com seminaristas, em julho passado. Depois, teve o encontrão com os catequistas, em Aparecida (SP), que reuniu mais de 2.500 catequistas. E fechando esse ciclo, agora foi a vez de conscientizar os presbíteros”.

Para o padre Alexandre, o encontro ajudou os padres a tomarem consciência da necessidade de formar discípulos, ao invés de conseguir adeptos. “Foi um encontro muito positivo, porque sentimos a necessidade de mudar o nosso esquema, não só de catequese infantil, porque a Iniciação à Vida Cristã não contempla só a catequese infantil, mas contempla todas as pastorais. Precisamos iniciar todos os membros de todas as pastorais no espírito verdadeiramente cristão do seguimento de Jesus”, afirmou ele.

Para o coordenador da ação evangelizadora da Diocese de São José dos Pinhais (PR), padre Celmo Suchek de Lima, o encontro expressou a comunhão e um caminho de esperança para a Igreja. “A iniciação à Vida Cristã nos conduz ao encontro com a pessoa de Jesus Cristo. Cada um de nós, principalmente nesse Brasil tão grande e diverso, com as tantas culturas e expressões, podemos trilhar um caminho juntos, um caminho sinodal. Um caminho de comunhão, então acredito que o saldo desse encontro é a troca de experiências e essa possibilidade de vivermos uma Igreja em comunhão”, afirmou.

Padre José de Lima, assessor da Catequese e da Pastoral Presbiteral na diocese de Cornélio Procópio (PR), afirmou que o encontro foi como uma revisão sobre tudo que já aprendeu, há mais de 15 anos, sobre a Iniciação à Vida Cristã. “Para mim, o esse encontro foi como uma grande revisão e uma qualificação dessa revisão com elementos novos, com novo material, pesquisas mais atuais e aquilo que a Igreja deseja com esse foco na Iniciação à Vida Cristã. Estou contente e feliz, justamente porque todo aquele trabalho que a gente já vem fazendo há anos, agora estamos colhendo o resultado. Esse é o caminho e não temos mais como voltar atrás”, explicou padre Lima.

CNBB Sul 2
Fonte: Portal CNBB

Entrevistas: Padre Alexandre Alves Filho

Fotos: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.