A Concatedral Nossa Senhora da Glória, em Francisco Beltrão, ficou repleta de fiéis na noite dessa terça-feira, 24 de setembro, para a abertura da Assembleia dos Bispos do Paraná. A Missa foi presidida pelo arcebispo de Londrina e presidente do Regional Sul 2 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), dom Geremias Steinmetz, ladeado pelo bispo de Guarapuava e vice-presidente da CNBB Sul 2, dom Amilton Manoel da Silva, e pelo bispo de Paranavaí e secretário do Regional Sul 2 da CNBB, dom Mário Spaki, e concelebrada pelos demais bispos do Paraná e vários padres.

A Missa foi também ocasião para celebrar os 60 anos da fundação do Regional Sul 2 da CNBB, datado em 30 de setembro de 1964. Para marcar essa comemoração, antes de iniciar a Missa, houve um momento em que cada bispo recebeu das mãos de um catequizando da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão (decanato de Francisco Beltrão), uma cruz peitoral comemorativa dos 60 anos.

Dom Geremias recordou o primeiro subsecretário do Regional Sul 2 da CNBB, o então frei Agostinho Sartori, nos anos de 1965 a 1967. Três anos depois, ele foi nomeado o segundo bispo da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão. “Missionário capuchinho, dom Agostinho foi um incansável promotor da evangelização e do desenvolvimento humano no Paraná”.

Em sua homilia, após fazer referência às leituras bíblicas do dia, dom Geremias fez uma breve apresentação do que é o Regional Sul 2 da CNBB e recordou momentos importantes desses 60 anos de caminhada. “Uma das iniciativas marcantes do Regional, nos seus primeiros anos, foi a Grande Marcha dos Bispos pelo Oeste Paranaense, cujo objetivo era conhecer e ouvir as necessidades da população local. Além disso, em 1965, foi criado o Instituto de Catequese do Paraná, que culminou na realização do 1º Congresso Catequético em 1966, um marco para a formação catequética no estado”, recordou o bispo.

Para finalizar, dom Geremias fez um agradecimento, sem citar nomes, a todos os bispos, padres, diáconos, religiosos e religiosas e leigos e leigas que fizeram parte da história do regional. “Até aqui o Senhor nos conduziu, com sua graça e a luz do seu Espírito Santo, e por isso podemos confiar que Ele continuará nos conduzindo ao longo dos próximos anos e décadas, em nossa missão de viver, testemunhar e levar o Evangelho a todas as pessoas e a todas as realidades em nosso Paraná”, finalizou o arcebispo.

Entrega do manto à padroeira do Paraná

No final da Missa, houve um momento mariano de troca de presentes. Em nome do episcopado paranaense, dom Geremias ofereceu aos Missionários Redentoristas: padre Dirson Gonçalves, reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rosário do Rocio, em Paranaguá, e ao frater Andrey Reimer, um manto para a padroeira do estado do Paraná, Nossa Senhora do Rocio, no qual veio estampada a logo do Regional Sul 2 da CNBB, em comemoração aos seus 60 anos. E os missionários redentoristas ofereceram aos bispos do Paraná uma imagem de Nossa Senhora do Rocio, com o mesmo manto comemorativo. A imagem ficará exposta na sede do Regional Sul 2 da CNBB, em Curitiba.

Comunidades da diocese de Palmas-Francisco Beltrão rezaram pelos bispos

Em preparação para a assembleia, algumas paróquias e suas comunidades da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão assumiram o compromisso de rezar pelos bispos do Paraná. Cada comunidade foi encarregada de rezar por um bispo e para isso preparou um banner ou um cartaz com a foto do bispo, seu nome e sua diocese.

Membros dessas comunidades estiveram presentes na Missa e, ao final, tiveram a oportunidade de encontrar o bispo pelo qual rezaram e cumprimenta-lo.

Assembleia

A Assembleia dos Bispos do Paraná acontece na Casa de Formação Divino Mestre até o meio dia de quinta-feira, 26 de setembro. Participam todos os arcebispos e bispos das 18 arqui/dioceses do Regional Sul 2 da CNBB e da Metropolia e Eparquia ucranianas, com sede no Paraná; o padre administrador diocesano da diocese de Campo Mourão (PR), padre Genivaldo Barboza; o secretário executivo da CNBB Sul 2, padre Valdecir Badzinski; e o presidente interino da Comissão Regional de Presbíteros do Paraná, padre Emerson Detoni.

Nesta quarta-feira, 25 de setembro, os bispos iniciaram o dia com a Missa e vão trabalhar sobre uma extensa pauta de temas, também terão momentos de oração e convivência fraterna. Entre os principais temas estão: a Missão São Paulo VI, mantida pela Igreja do Paraná na Guiné-Bissau, África; o Jubileu da Esperança 2025; os encaminhamentos sobre a Escola Vocacional; Mídia training e estratégias de comunicação em situação de crise; questões referentes aos indígenas, à educação, à caminhada pastoral da Igreja no Paraná e à administração do Regional.

Karina de Carvalho Nadal
CNBB Sul 2