A Diocese de Palmas-Francisco Beltrão (PR) será a sede da Assembleia dos Bispos do Paraná, que acontecerá dos dias 24 a 26 de setembro, na Casa de Formação Divino Mestre, em Francisco Beltrão (PR). Participam todos os arcebispos e bispos das 18 arqui/dioceses do Regional Sul 2 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do brasil) e da metropolia e eparquia ucranianas, com sede no Paraná; o padre administrador diocesano da Diocese de Campo Mourão (PR), padre Genivaldo Barboza; o secretário executivo da CNBB Sul 2, padre Valdecir Badzinski; e o presidente interino da Comissão Regional de Presbíteros do Paraná, padre Emerson Detoni.
A assembleia terá início na noite de terça-feira, dia 24, com a Missa na Concatedral Nossa Senhora da Glória, em Francisco Beltrão, que será aberta à comunidade. Essa Missa marcará a celebração dos 60 anos da fundação do Regional Sul 2 da CNBB. Os Missionários Redentoristas, responsáveis pelo Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Paraná, estarão presentes para presentear a CNBB com uma imagem da padroeira, com um manto personalizado comemorativo dos 60 anos. Cada bispo também será presenteado, por um crismando da diocese, com uma cruz peitoral personalizada dos 60 anos.
Ao longo de todo o dia de quarta-feira, 25, até o meio-dia de quinta-feira, 26, os bispos irão trabalhar sobre uma extensa pauta de temas, e também terão momentos de oração e convivência fraterna. Entre os principais temas estão: a Missão São Paulo VI, mantida pela Igreja do Paraná na Guiné-Bissau, África; o Jubileu da Esperança 2025; os encaminhamentos sobre a Escola Vocacional; Media training e estratégias de comunicação em situação de crise; questões referentes aos indígenas, à educação, à caminhada pastoral da Igreja no Paraná e à administração do Regional.
Karina de Carvalho Nadal
CNBB Sul 2