Promovido pela Arquidiocese do Rio de Janeiro, evento reuniu profissionais de comunicação em torno do tema: “Igreja, casa de vidro: assessoria de comunicação na construção da reputação e da identidade”

Cerca de 160 profissionais de comunicação da Igreja no Brasil se reuniram para a 11ª edição do Seminário de Comunicação Social promovido pela Arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ), de 11 a 13 de setembro, no Centro de Estudos do Sumaré, Rio de Janeiro. O evento tratou sobre o tema: “Igreja, casa de vidro: assessoria de comunicação na construção da reputação e da identidade”.

Do Paraná, estiveram presentes 21 participantes, sendo dois de Londrina: a jornalista da arquidiocese, Juliana Mastelini Moyses, e o secretário da Pascom arquidiocesana e vice-coordenador da Pascom do Regional Sul 2, Tiago Queiroz.

Do Paraná, participaram 21 pessoas, entre padres assessores, jornalistas e comunicadores

O arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Orani Tempesta abriu o evento introduzindo o tema: Igreja casa de vidro. “Estamos vivendo uma era na qual, em razão das redes sociais, a Igreja e todas as organizações estão expostas ao escrutínio público”. Por isso a necessidade de ter zelo, e cuidado com a imagem, identidade e reputação da instituição. “Somos chamados a ser autênticos e transparentes.” E reforçou a orientação do Papa Francisco: “A nossa comunicação deve ser testemunho. Há sempre a assinatura de nosso testemunho em tudo que fazemos”.

Ao longo dos quatro dias de seminário, os participantes tiveram 11 conferências, em que aprofundaram temas como prevenção e gestão de crise; estratégias de comunicação: impacto e eficiência nas assessorias para pessoas físicas e governamentais; o que é notícia ou não em tempos de mídias sociais aceleradas; novas ferramentas de inteligência artificial para Assessoria de Comunicação; correta expressão visual da marca; Assessoria de Comunicação assertiva e sob medida: estruturação eficiente com recursos limitados; transparência das instituições religiosas para uma boa construção da opinião pública; construindo identidade: a integração estratégica de comunicação e marketing; e além do Press Release: Entendendo as Necessidades da Mídia.

Vice-diretora da Sala de Imprensa do Vaticano, Cristiane Murray, conduziu duas conferências

Segundo Juliana, os temas tratados dizem respeito ao dia a dia do trabalho de uma assessoria de comunicação e contribuem para pensar a forma como se faz a comunicação na arquidiocese. “Além disso, o seminário proporcionou contato com pessoas que fazem um trabalho semelhante ao nosso em outras dioceses e instâncias da Igreja. As trocas de experiência sempre são inspiradoras e trazem muitas ideias para os trabalhos realizados.”

Sala de Imprensa do Vaticano

A vice diretora da Sala de Imprensa do Vaticano, Cristiane Murray, proferiu duas conferências partilhando sua experiência no Vaticano: “A comunicação do Papa Francisco e seus desafios” e “Sala de Imprensa da Santa Sé: uma comunicação assertiva e o relacionamento com os jornalistas”.

Visita ao Setor de Comunicação na sede do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Os participantes, no segundo dia, visitaram a Secretaria de Comunicação do Governo do Estado, Rádio Roquete Pinto, Palácio Guanabara, Centro de Operações e Inteligência da Prefeitura do Rio e o Museu do Amanhã. Todos os dias, pela manhã, os comunicadores participaram da Santa Missa.

Ao final do encontro, dom Orani entregou o prêmio São Paulo VI de Jornalismo à jornalista Maria Beltrão, da Rede Globo.

Pascom Arquidiocesana

Dom Orani entrega o prêmio São Paulo VI à jornalista Maria Beltrão
Missa de encerramento do Seminário presidida pelo cardeal Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro
Conferência com a vice-presidente da Sala de Imprensa do Vaticano, Cristiane Murray