Com início na sexta-feira, 30 de agosto, e encerramento no domingo, 1º de setembro, a 1º Romaria Nacional de Catequistas reuniu em Aparecida (SP) mais de 3.300 catequistas, de todos os cantos do Brasil, sendo mais de 400 do Paraná e 44 de Londrina.

O evento contou com conferências, ritos e celebrações. Além de partilhas de experiências e momentos de interação e de oração, como adoração ao Santíssimo Sacramento, leitura orante da Palavra de Deus, celebração penitencial e celebrações eucarísticas. Os temas das conferências destacaram e aprofundaram os passos do processo da Iniciação à Vida Cristã (IVC): o Kerigma, o Catecumenato, a Purificação e Iluminação e a Mistagogia. Também foram abordados o desafio de transmitir a fé na cultura atual; escutar os sinais dos tempos; e Catequese, cultura digital e inteligência artificial.

Segundo a coordenadora da Animação Bíblico Catequética da Arquidiocese de Londrina, irmã Angela Soldera, o encontro expressou fortemente a necessidade de a Igreja avançar, investir e insistir em processos, caminhos e itinerários que favoreçam o anúncio do evangelho, o aprofundamento e amadurecimento da fé. “O grande desafio é de abandonara as estruturas  de sustentação de uma pastoral que não favorece estes processos e investir, acreditar que é possível mudar e avançar”, falou irmã Angela.

Para a secretária da Catequese Inês Cardoso, a experiência da romaria fortalece a caminhada da catequese na arquidiocese. “Foram momentos que contribuíram muito para a minha formação e crescimento sobre a Iniciação a Vida Cristã. Também crescimento espiritual, com celebrações significativas, momentos de paz interior que me fazem seguir em frente e bons momentos de interação e alegria com todos”, conclui.

Com informações do Portal CNBB

Fotos: Fernanda Minichelo, CNBB e divulgação