No dia 31 de agosto, a Arquidiocese de Londrina promoveu a Formação Bíblica sobre o livro do profeta Ezequiel, tema do Mês da Bíblia deste ano, na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. Iluminado pelo lema “Porei em vós meu espírito, e vivereis” (cf. Ez 37,14),este tempo faz ressoar mais uma vez a certeza de que o Espírito do Senhor nos conduz à redescoberta da esperança como caminho que dá sentido à vida, colocando-nos no caminho de Deus. Como o profeta Ezequiel, somos chamados a ser “Peregrinos de esperança” tornando-nos mensageiro da esperança   e da paz a todos os que se encontram em dificuldades.

O encontro de formação foi assessorado pela professora Patrícia Zaganin, que ajudou o grupo a compreender o contexto da época que o livro foi escrito. Destacou alguns pontos refletindo sobre o simbolismo e profecias do profeta Ezequiel:

A visão dos ossos secos (Ez 37,1-14): Ezequiel é levado em espírito a um vale cheio de ossos secos, representando a nação de Israel em seu estado de desesperança e exílio. Deus ordena a Ezequiel que profetize sobre os ossos, que começam a se reunir e ganhar vida quando o Espírito de Deus é soprado sobre eles.

Novo coração e novo espírito (Ez 36,26-27): Deus promete dar ao Seu povo um novo coração e um novo espírito, substituindo seus corações de pedra por corações de carne. Este trecho sublinha a importância da conversão e da abertura ao Espírito Santo, que transforma e renova a vida do cristão.

O Espírito Santo ocupa um papel central na reflexão proposta para 2024. A promessa “Porei em vós meu espírito e vivereis” não apenas aponta para a restauração física e espiritual de Israel, mas também para a vida nova em Cristo, oferecida a todos os que aceitam a ação do Espírito Santo em suas vidas.

O grupo teve a alegria de contar com a visita do frei Ildo Perondi, que fortaleceu, através da sua mensagem, a importância de acolhermos o sopro do Espírito que nos faz reviver em cada dificuldade da vida. É o sopro da esperança de renascer e reviver sempre!

Todos somos convidados a meditar o livro de Ezequiel, deixando-nos conduzir pelo Espírito.

Nossa gratidão à Professora Patrícia, que transmitiu muito entusiasmo e motivação no ler, viver e anunciar a Palavra de Deus. Gratidão pela presença do frei Ildo, que veio nos fortalecer na caminhada bíblica. Gratidão a todos os que se fizeram presentes dos vários decanatos, a equipe de música, a procissão com a Palavra de Deus – pelo grupo de Cambé, Pastoral da Saúde, à Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, que nos acolheu e todas as pessoas que se envolveram para o bom êxito desse encontro.

“A Palavra de Deus faz um caminho dentro de nós. A escutamos com os ouvidos, passa pelo coração, não permanece nos ouvidos, deve ir ao coração e do coração passa às mãos, às boas obras. Este é o percurso que faz a Palavra de Deus: dos ouvidos ao coração e às mãos” (Papa Francisco -31/01/18).

Ir. Salette Bensen
Coordenadora dos GBR