Nos dias 16, 17 e 18 de agosto, o Centro de Espiritualidade Monte Carmelo, em Londrina, acolheu o Retiro Vocacional da Pastoral dos Coroinhas, o primeiro realizado desde a pandemia. O encontro reuniu coroinhas e acólitos de diversos decanatos da Arquidiocese de Londrina, superando todas as expectativas e proporcionando um fim de semana de fé, aprendizado e convivência. O encontro teve a participação de 56 pessoas: 26 meninos e 30 meninas.

Com o tema principal “Amigos de Deus”, os adolescentes e jovens participaram de palestras e atividades que abordaram temas fundamentais para sua vocação e vida cristã. Entre os temas tratados estavam “São Tarcísio, exemplo para a juventude”, com o padre Evandro Delfino; “Identidade em Cristo”, com Igor, do grupo Serafins; “Juventude e testemunho”, com Kayky, também do grupo Serafins; “Vocação”, com o padre Ricardo Campanuci; “Vestindo a camisa de Jesus”, com irmã Mirian, das Irmãs de Maria de Schoenstatt; e “A vida de oração”, com Willyan, também do grupo Serafins. As irmãs Cleane, Ewelina e Edith, Missionárias Claretianas, finalizaram com a palestra “Amigos de Deus”.

O retiro também foi marcado por momentos de descontração e espiritualidade, como dinâmicas, uma baladinha promovida pelo grupo JPF (Jovens Protagonistas da Fé), jantar com Maria e a celebração da Santa Missa. Cada atividade foi cuidadosamente planejada para fortalecer a vocação dos coroinhas, especialmente neste mês dedicado às vocações, pedindo, como dom Albano, um grande incentivador da Pastoral dos Coroinhas, que o Senhor envie muitas e santas vocações para a Arquidiocese de Londrina.

Lina, coordenadora arquidiocesana da Pastoral dos Coroinhas, destacou o impacto positivo do evento: “Com certeza a semente foi plantada nos corações dos nossos coroinhas e, a longo prazo, colheremos os frutos”. A expectativa é que o retiro volte a ser realizado anualmente, promovendo o crescimento espiritual e vocacional dos jovens coroinhas da Arquidiocese de Londrina.

Isabela de Paula
Pascom Paróquia São Luiz Gonzaga