Na noite dessa segunda feira, 22 de julho, foi realizada a reunião com os (as) coordenadores (as) decanais de pastorais e movimentos do Decanato Oeste. A reunião foi realizada na Paróquia São José Operário e iniciou com a invocação ao Espírito Santo. Juntamente com o Pe. Dirceu Reis, decano, as lideranças leram e meditaram a catequese do papa Francisco em sua audiência em Roma no dia 08 de maio de 2024 cujo tema foi a virtude teologal da esperança.

“A esperança é uma virtude teologal: não deriva de nós, não é uma obstinação de que nos queremos convencer, mas sim um dom que vem diretamente de Deus. O mundo de hoje tem muita necessidade desta virtude cristã! O mundo precisa da esperança, assim como tem tanta necessidade da paciência, uma virtude que caminha de mãos dadas com a esperança. Os homens pacientes são tecelões de bem. Desejam obstinadamente a paz, e embora alguns tenham pressa e queiram tudo e já, a paciência tem a capacidade da espera. Até quando muitos à sua volta cederam à desilusão, quem é animado pela esperança e é paciente, torna-se capaz de atravessar as noites mais escuras. Esperança e paciência caminham de mãos dadas”, afirma o papa.

Após essa profunda leitura foi realizada uma partilha sobre os reais desafios pastorais na evangelização do Decanato Oeste. Momento em que as lideranças decanais apresentaram experiências que destacam a necessidade da esperança, da perseverança e da oração na caminhada pastoral e missionária. Olhar a realidade pastoral colabora diretamente na avaliação, no planejamento e na renovação missionária. No dia 29 de agosto haverá uma nova reunião onde as mesmas lideranças, após dialogar com seus respectivos coordenadores (as) paroquiais e padres assessores, irão apresentar sugestões e/ou pistas missionárias para fortalecer o trabalho decanal de evangelização. Uma experiência profunda de escuta.

Por isso, o primeiro compromisso de um processo sinodal é pensado como dinamismo de escuta recíproca, envolvendo a todos. Em seguida, todos ouvem a voz de Deus, percebendo a Sua presença. Ouvir um ao outro e todos ouvirem na oração a voz do Espírito Santo. Disponíveis para as surpresas de Deus, de coração aberto e confiantes. É o Espírito Santo que guia a Igreja. E Jesus diz a cada um o que sempre repetia quando encontrava as pessoas: não tenham medo.

A partir dessa experiência pretende-se planejar a assembleia do Conselho Pastoral Decanal em novembro de 2024 na esperança de ser mais um momento de comunhão, avaliação, planejamento e celebração.