De uns tempos para cá o Bazar do Santuário incrementou os artigos religiosos que vende com peças de artesanato produzidos por artesãs locais. Quem frequenta o espaço, antes ou depois das Missas, ou durante a semana, pode encontrar caixinhas de Nossa Senhora Aparecida e velas de sete dias personalizadas. Ou, então, necessaires e naninhas temáticas, além de uma infinidade de outros artigos religiosos, desde as velas de metro para serem acesas no velário do Santuário até as imagens de santos. O Bazar funciona de quarta-feira, das 14h às 17h, sábado, das 8h às 12h, e domingo, das 8h às 12h e das 15h às 18h30.

A artesã Estela Junqueira é de Arapongas, mas foi convidada por uma integrante da comunidade para produzir as necessaires e as naninhas que hoje são vendidas no Bazar do Santuário. Para ela, que trabalha com artesanato desde 1990, o mais importante na confecção do artesanato é “levar a religião em forma de peças para as pessoas”. Ao lado das peças produzidas por ela estão algumas caixinhas de Nossa Senhora Aparecida e velas de sete dias personalizadas com a logomarca do Santuário, todas produzidas pela empresária Taise Gava.

Para Taise, há um carinho especial em produzir esses itens para vender no Santuário. “Eu vou ao Santuário desde pequena, cresci e vivi a minha infância ali dentro, pois minha mãe sempre fez parte das pastorais e estava sempre presente, então, fiz catequese, crisma, participei do coral. Faz parte da minha vida”, conta. Além, é claro, de ser devota da padroeira do Brasil. “Para mim é muito importante realizar esse trabalho, porque sou devota de Nossa Senhora Aparecida e é uma honra poder fazer parte de pelo menos alguma coisa relacionada a Ela”, diz.

As velas que ela produz começaram a ser feitas durante a pandemia, ainda em 2020. Já as caixinhas de Nossa Senhora Aparecida, inicialmente, eram produzidas a pedido da Pastoral Familiar, com o objetivo de serem lembrancinhas da preparação do matrimônio, para casais que participavam dos encontros. Mas, fizeram tanto sucesso que foram parar nas prateleiras do Bazar.

Para o padre Rodolfo Trisltz, pároco e reitor do Santuário, cada peça vendida no Bazar tem o objetivo de servir ao propósito da evangelização. “Cada item, cada terço, cada imagem ou cada vela cumpre um papel no processo de evangelização e, também, de amadurecimento da fé. Não é uma loja qualquer, mas, um bazar em que as pessoas podem comprar instrumentos de fé e de evangelização”, ressalta o sacerdote. Lá também está sendo vendido o livro que conta a história do Santuário: “Trajetória de fé – Da capelinha ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida”.

Santuário
O Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova em Londrina, nasceu como capelinha em maio de 1940. Em 1º de março de 1952 se transformou em paróquia e em 1997 foi elevado a Santuário, convertendo-se num centro de evangelização, peregrinação e referência no turismo religioso, recebendo devotos e fieis do Paraná e de outros estados, afinal, as promessas podem ser cumpridas no Santuário de Londrina. A Festa da Padroeira, hoje, recebe mais de 40 mil pessoas somente no dia da padroeira do Brasil.

Bazar do Santuário abre espaço para artesanato local com peças temáticas e personalizadas
De uns tempos para cá o Bazar do Santuário incrementou os artigos religiosos que vende com peças de artesanato produzidos por artesãs locais. Quem frequenta o espaço, antes ou depois das missas, ou durante a semana, pode encontrar caixinhas de Nossa Senhora Aparecida e velas de sete dias personalizadas. Ou, então, necessaires e naninhas temáticas, além de uma infinidade de outros artigos religiosos, desde as velas de metro para serem acesas no velário do Santuário até as imagens de santos. O Bazar funciona de quarta-feira, das 14h às 17h, sábado, das 8h às 12h, e domingo, das 8h às 12h e das 15h às 18h30.

Santuário

Santuário Nossa Senhora Aparecida