Evento aconteceu no Santuário de Aparecida entre os dias 12 e 14 de julho; tema refletido foi “Pastoral da Comunicação em uma mudança de época: desafios e perspectivas”
Doze agentes da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Londrina participaram, entre os dias 12 e 14 de julho, do Encontro Nacional da Pascom, que aconteceu no Santuário de Aparecida, em São Paulo, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida. Entre os integrantes da comitiva londrinense estiveram representante da coordenação arquidiocesana e o padre Dirceu Júnior do Reis, assessor da pastoral na arquidiocese.
Foram cerca de 130 moradores do Paraná e quase mil de todo o Brasil que estiverem presentes no evento, que acontece a cada dois anos.
A temática escolhida para a oitava edição foi “Pastoral da Comunicação em uma mudança de época: desafios e perspectivas”.
Ao longo dos três dias os agentes tiveram formações, conferências, oficinas e momentos de oração, além da troca de experiência sobre outras realidades do país.
A principal reflexão foi promovida pelo monsenhor Lucio Adrián Ruinz, secretário do Dicastério para a Comunicação na Santa Sé, em Roma. “A comunicação não é uma atividade da Igreja, mas sua essência. A Igreja nasceu de um ato comunicativo: ‘Ide e pregai o Evangelho a toda criatura’”, destacou.
Dom Amilton Manoel da Silva, referencial da Pascom no Regional Sul 2 da CNBB, frisou a importância de os agentes comunicarem com esperança, em especial nas redes sociais. “O mundo digital é um lugar de missão. Não pode ir de qualquer jeito, é necessário se preparar. Quem está cheio de esperança tem força e energia para agir”, afirmou.
O encontro também discutiu sobre a inteligência artificial, uma preocupação do Papa Francisco. A tecnologia foi indicada para ser usada como um complemento do trabalho pastoral e nunca substituindo o humano.
Durante o evento, a coordenação arquidiocesana entregou um exemplar das Diretrizes da Pascom da Arquidiocese de Londrina para o monsenhor Lucio Adrián Ruinz e para dom Valdir José de Castro, bispo da diocese de Campo Limpo (SP) e presidente da Comissão para a Comunicação da CNBB.
Pedro Marconi
Pascom Arquidiocesana