50 anos em terras brasileiras

No final de semana, 13 e 14 de julho, cerca de 40 integrantes das comunidades do Caminho Neocatecumenal da Paróquia São José Operário, Decanato Oeste, juntamente com o pároco, padre Dirceu Júnior dos Reis, estiveram na Basílica Nacional de Aparecida para as celebrações dos 50 anos em terras brasileiras. As principais celebrações foram realizadas no domingo, 14, com a participação de mais 40 mil integrantes do Caminho Neocatecumenal presente em diversas dioceses de todo o Brasil com mais de 1.800 comunidades do Caminho. De Londrina participaram também 150 membros das comunidades neocatecumenais da Paróquia Nossa Senhora da Luz e 80 da Paróquia Nossa Senhora da Piedade.

Durante a peregrinação dos paroquianos com o padre Dirceu Reis pelo Santuário Nacional, a capital da fé, houve um encontro cordial com dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida. Nesse encontro dom Orlando lembrou do trabalho do Caminho Neocatecumenal enquanto era arcebispo de Londrina, expressou seu reconhecimento por esse itinerário de iniciação cristã e reforçou a importância da comunhão e da sinodalidade no caminho de evangelização. O arcebispo ainda respondeu perguntas, um bonito momento de partilha e bênçãos. Os jovens, mais tarde, tomaram refeição com o padre Dirceu, momento de integração e proximidade.

Com a presença de mais de 300 padres, 20 bispos, os cardeais dom Odilo Scherer e dom Orani Tempesta e a equipe nacional de catequistas foi realizada no início da tarde de domingo, 14, uma solene celebração da Palavra. Nessa celebração com o Santuário completamente lotado, houve uma grande ação de graças, simbolizada pelo hino “Te Deum” em razão dos 50 anos do Caminho Neocatecumenal em terras brasileiras, houve um forte momento de oração para que jovens rapazes e meninas recebessem o convite e o impulso para a vocação sacerdotal e religiosa. Momento semelhante para as famílias impulsionadas à evangelização em diversos locais do Brasil e do mundo. Um rito forte na oração, na emoção e na certeza de que o Espírito Santo conduz todos os vocacionados.

A Santa Missa, presidida pelo cardeal arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta, foi o ponto alto dessa ação de graças. O santo padre, o Papa Francisco, por meio da secretaria de Estado do Vaticano, enviou uma mensagem de ação de graças ao Caminho Neocatecumanal no Brasil e a sua benção apostólica que foi lida no início da celebração. Em sua homilia dom Orani destacou que Jesus nos chama e nos envia dentro da realidade de nossa vida, Ele nos predestinou à santidade e ao anúncio do Reino de Deus. “Aquilo que a Igreja decide os carismas vão realizando na nova evangelização inclusive na periferia assim como foi o início do Caminho Neocatecumenal na periferia de Madri. Portanto, tempo de jubileu é tempo de recomeço. Olhar aquilo que já aconteceu nesses 50 anos e também os desafios atuais em vista do chamado que o Senhor Jesus faz. O futuro da Igreja está em olhar os seus inícios e, assim deve ser no Caminho Neocatecumenal para não perder o seu fervor de celebrar a presença do Senhor e fazer a diferença em nossas dioceses e em todo o Brasil. Vamos celebrar com ardor esse jubileu e, com Maria, dizermos sempre ‘sim’ aos planos do Senhor”.

Caminho Neocatecumenal

O Caminho Neocatecumenal começou em 1964 entre as pessoas da periferia de Palomeras Altas, em Madri, por obra do senhor Francisco José (Kiko) Gómez-Agüelllo e da senhora Carmen Hernández que, a pedido desses mesmos pobres com os quais viviam, começaram a lhes anunciar o Evangelho de Jesus Cristo. Com o passar do tempo este Kerygma (anúncio) se concretizou numa síntese catequética fundada sobre o tripé: “Palavra de Deus – Liturgia – Comunidade” e, destinada a conduzir as pessoas à comunhão fraterna e a uma fé madura.

Este novo itinerário de iniciação cristã, nascido no sulco da renovação suscitada pelo Concílio Ecumênico Vaticano II, encontrou o vivo interesse do então arcebispo de Madri, dom Casimiro Morcillo, que encorajou os iniciadores deste caminho a leva-lo às paróquias que o solicitassem. Este se difundiu, assim, gradualmente, na Arquidiocese de Madri e em outras dioceses espanholas. Em 1974 chega ao Brasil, entre as poucas dioceses que os acolhem está a Diocese de Umuarama no Paraná. Nesse mesmo ano o Papa Paulo VI, em uma audiência concedida às primeiras comunidades neocatecumenais, reconheceu o Caminho como um fruto do Concílio Vaticano II: “Há aqui os frutos do Concílio! Vós fazeis depois do Batismo o que a Igreja primitiva fazia antes: o antes ou depois é secundário. O fato é que vós olhais a autenticidade, a plenitude, a coerência, a sinceridade da vida cristã. E isso tem um mérito grandioso, que nos consola enormemente (…) Quanta alegria nos dão com sua presença e atividade!”.

Em 6 de março de 2015, em uma nova audiência com o Caminho, o Papa Francisco se dirigiu aos iniciadores e aos membros do Caminho desta maneira: “Saúdo os iniciadores do Caminho Neocatecumental, Kiko Argüello e Carmen Hernández, juntamente com o P. Mario Pezzi; também a eles expresso meu apreço e alento por tudo o que, através do Caminho, estão fazendo em benefício da Igreja. Eu digo sempre que o Caminho Neocatecumenal faz um grande bem à Igreja!”.

Pascom Paróquia São José Operário