No domingo, 23 de junho, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Jataizinho, Diocese de Cornélio Procópio, foi o palco do 4º encontro da Comissão Regional da Pastoral Familiar do Regional Sul 2 da CNBB, dessa vez com a Província Eclesiástica de Londrina.

O encontro contou com a presença de membros da comissão regional da Pastoral Familiar, coordenada pelo casal Cloves e Milene Angeleli, da Diocese de Toledo, e com o bispo da Diocese de Apucarana e referencial para a Pastoral Familiar no Paraná, dom Carlos José de Oliveira. A comissão tem promovido esses encontros para estudo e reflexão dos objetivos e materiais disponíveis para a atuação da PF nas paróquias. Além disso, é um momento de motivação para as atividades programadas no calendário pastoral de 2024 e 2025.

Mais de 300 agentes da Pastoral Familiar das dioceses de Cornélio Procópio, Jacarezinho, Apucarana e da Arquidiocese de Londrina participaram do evento. Durante o encontro, os participantes foram incentivados a conhecer os documentos da Igreja sobre a família para fundamentar as atividades pastorais. Também foi promovida uma reflexão sobre os desafios atuais das famílias, visando discutir estratégias pastorais para enfrentá-los. O encontro teve como objetivo motivar e formar os agentes pastorais, para que possam desempenhar seu papel de forma eficaz e compassiva, promovendo sua participação ativa na comunidade eclesial.

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os itinerários e materiais disponíveis para o desenvolvimento das ações pastorais nas paróquias, além de receberem orientações e atividades específicas para cada setor da Pastoral Familiar. Durante o encontro, padre Sebastião R. da Silva, assessor eclesiástico da Pastoral Familiar da Diocese de Cornélio Procópio, presidiu a celebração da Santa Missa, concelebrada pelos padres Lima, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, e Alexandro F. da Silva, assessor eclesiástico da Pastoral Familiar da Diocese de Apucarana.

O arcebispo de Londrina, dom Geremias Steinmetz, e o bispo de Cornélio Procópio, dom Marcos José dos Santos, também marcaram presença, levando suas mensagens de motivação e abençoando o encontro.

O segundo semestre está repleto de atividades para a Pastoral Familiar no Paraná. Em agosto, será celebrada a Semana Nacional da Família; em outubro, a Semana Nacional da Vida e o Dia do Nascituro; e em novembro, acontecerá o Congresso Regional da Pastoral Familiar, na Diocese de Apucarana.

CNBB Sul 2