Atividades organizadas pela Cáritas Arquidiocesana contemplaram oficinas, feira de empregabilidade e partida de futebol
Em unidade com a Igreja do Brasil, a Arquidiocese de Londrina celebrou, de 16 a 23 de junho, a 39ª Semana do Migrante, com o tema: “Migração e Casa Comum”, e o lema “Amplia o espaço da tua Tenda” (Is 54,2), promovida pela Cáritas Arquidiocesana. O arcebispo dom Geremias Steinmetz abriu a semana presidindo a Santa Missa na Catedral no dia 16.
A programação envolveu diversas atividades como oficinas e feiras em parceria com órgãos, empresas e voluntários parceiros. No total, foram beneficiados 174 migrante e refugiados. Um dos pontos altos da semana foi a feira de empregabilidade, em que empresas de Londrina e região recrutaram profissionais migrantes para seu quadro de funcionários. Participaram as empresas TCS Global, Grupo Muffato, Plaenge, Atos e Sine Londrina.
Segundo a coordenadora de gestão do Programa de Migração e Refúgio, Taís Paton Monsato, a Semana do Migrante, além de celebrar a diversidade cultural e étnica, propicia a aproximação e integração dos brasileiros frente à realidade migratória que existe no Brasil. “Assim, buscamos maior inclusão e equidade aos migrantes, refugiados e apátridas que vivem aqui”, explica.
Além disso, a Semana do Migrante trabalha na conscientização com relação aos desafios enfrentados pelos migrantes, como a xenofobia, a discriminação e as dificuldades na integração, sejam laborais, sociais ou culturais. “Por meio das atividades e ações realizadas pela Cáritas Arquidiocesana foi possível falar um pouco sobre políticas públicas existentes no Brasil, as quais todos os migrantes podem ter acesso, trabalhamos a integração social e laboral também.”
No domingo, 23, a Missa de encerramento foi na Paróquia São Francisco Xavier, de Cambé, presidida pelo padre Augustin Mukamba Basu. Padre Augustin é natural do Congo e foi ordenado presbítero em 14 de agosto de 2011. Depois da Missa, em um momento de confraternização, dois times de futebol se enfrentaram em campo: o Haiti Futebol Clube e o África Fraternidade Futebol Clube de Londrina. A partida foi no Centro Esportivo Castelo Branco, de Cambé, e terminou com o placar 3X2 para o Haiti. Após a partida, as atividades se encerraram com o almoço na Paróquia São Francisco Xavier.
“Para o próximo ano, a Cáritas Arquidiocesana de Londrina irá ofertar atividades descentralizadas com o objetivo de alcançar mais migrantes, levando informações para eles sobre as políticas públicas, direitos e deveres em diversas áreas, feiras de empregabilidades, entre outras atividades”, adianta a coordenadora.
Juliana Mastelini Moyses
Arquidiocese de Londrina
Fotos: Ernani Lacerda, Wellington Ferrugem e Cáritas Arquidiocesana