“Com emoção saúdo as famílias dos jovens mortos e a comunidade escolar da qual participavam”, disse dom Geremias Steinmetz, arcebispo de Londrina, ao iniciar a Missa que presidiu na Paróquia Santo Antônio de Cambé na noite do domingo, 23 de junho de 2024, em memória dos namorados Karoline Verri Alves, 17, e Luan Augusto da Silva, 16, assassinados num atentado no Colégio Helena Kolody, em 19 de junho do ano passado.

Entraram em procissão com a equipe de celebração, familiares do casal e membros do Grupo de Oração I Lummi, da Comunidade Santa Teresinha, do qual ambos participavam. A liturgia da celebração eucarística foi preparada pelo Setor Juvenil da Arquidiocese de Londrina. Jovens fizeram as leituras e atuaram na equipe de música.

A igreja ficou lotada, encheu até o mezanino. Muita gente vestindo camisetas ilustradas com estampas dos namorados. Concelebraram os padres Luciano Macedo, SAC, pároco; Pedro Ramos, SAC, vigário; Augustin Mukamba; decano e pároco da Paróquia São Vicente Pallotti; e Dirceu Reis, assessor do Setor Juvenil Arquidiocesano.

Na homilia, dom Geremias desejou que “essas duas mortes, e as de tantos outros inocentes, não sejam em vão”. E disse, apesar do fato lamentável, estar otimista: “Eu, particularmente, faz um ano, quando fiquei sabendo das mortes de Karol e de Luan fiquei pensando, e faz um ano que penso isso, será que não vem por aí um sinal de esperança, alguma coisa que continue nos animando?”

E destacou que o Papa Francisco, na Exortação Apostólica “Alegrai-vos e Exultai” pergunta com força: “E um jovem pode ser santo, ou será que todos os jovens têm de estar perdidos? Perdidos nas drogas, no erotismo, na ideia de Deus, na compreensão da fé? Não, disse, os jovens podem ser santos. E sendo autenticamente jovens, estando em busca, trabalhando, se esforçando, caminhando com seus pais, procurando ser um elo de união, de sinceridade, de carinho, de amor, de ternura nas suas famílias, que crescem como Jesus, em idade, sabedoria e graça diante de Deus e dos homens. Sim, o jovem pode ser santo”.

A Missa prosseguiu com seu rito normal até a bênção de envio. Encerrada a celebração, o arcebispo cumprimentou os familiares das vítimas do atentado e houve um momento de espiritualidade.

Sérgio Marchese
Pascom