Promovido pela Cáritas Arquidiocesana, evento será realizado de 16 a 23 de junho em Londrina com o tema: “Migração e Casa Comum”

A Arquidiocese de Londrina abre no domingo, 16 de junho, a 39ª Semana do Migrante, com o tema Migração e Casa Comum, e o lema “Alarga o espaço da tua tenda” (Is 54,2). A Santa Missa de abertura será às 10h30 na Catedral Metropolitano de Londrina, presidida pelo arcebispo dom Geremias Steinmetz. Migrantes e a equipe da Cáritas Arquidiocesana estará presente na celebração.

A coordenadora de gestão do Programa de Migração e Refúgio, Taís Paton Monsato, explica que neste ano a Semana do Migrante quer despertar a consciência das pessoas, enquanto Igreja e sociedade, frente à realidade da migração forçada e a falta de acolhida digna para com os migrantes. “Ao mesmo tempo, convida a alargar o nosso coração para uma acolhida afetiva e efetiva, como família de Deus, que busca e promove a amizade social para romper as barreiras que impedem a solidariedade, a promoção e a integração de todos os irmãos e irmãs que buscam um novo lugar ou uma nova pátria”, explica Taís citando o texto-base da semana.

A programação organizada pela Cáritas envolve oficinas, partida de futebol e feira de empregabilidade. Entre os temas tratados nas oficinas está “MEI – Microempreendedor Individual”, em parceria com a sala de empreendedor do Sine (Sistema Nacional de Empregos) de Londrina; e “Conclua seus estudos na escola”, uma parceria com o Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) de Londrina. “Muitos migrantes não finalizaram os estudos, então é uma oportunidade, porque é uma escola gratuita que eles também podem ter acesso”, explica Taís.

Além disso, haverá oficinas na área da saúde, saúde mental e qualidade de vida, direitos trabalhistas e previdenciários, demandas importantes nos atendimentos da Cáritas aos migrantes, explica a coordenadora.

Feira de Empregabilidade e feira livre de negócios

Na sexta-feira, 21 de junho, haverá a feira de empregabilidade para migrantes e refugiados na sede da Cáritas (Rua Dom Bosco, 145), das 9h às 16h. “A gente tem algumas empresas parceiras, como o Grupo Mufato, Plaenge, TCS, Atos e outras que estão entrando em contato, para ofertar empregos para os migrantes e refugiados aqui no município de Londrina e região”, destaca.

Empresas que tenham interesse em participar da feira podem entrar em contato com a Taís, por meio do Instagram da Cáritas Londrina (@caritaslondrina), do telefone (43)3371-3134, (WhatsApp), ou pessoalmente na sede da instituição (Rua Dom Bosco, 45).

No sábado, 22, será a vez da feira livre de negócio, também na sede da Cáritas, das 9h às 16h, um espaço para os migrantes apresentarem os produtos que fabricam e vendem, ou os serviços que realizam. “Será um espaço de divulgação de produtos e para as pessoas fazerem negócios com os migrantes”.

Missa de encerramento e partida de futebol

A Santa Missa de encerramento será no domingo, 23 de junho, na Paróquia São Francisco Xavier de Cambé, às 8h, presidida pelo decano, padre Augustin Mukamba e depois, às 10h uma partida de futebol de campo entre dois times de migrantes: o Haiti Futebol Clube e o África Fraternidade Futebol Clube de Londrina, no Centro Esportivo Castelo Branco, de Cambé. Após a partida, os participantes terão um almoço para os migrantes, voluntários e agentes da Cáritas, também na Paróquia São Francisco Xavier, de Cambé.

Serviço:

39º Semana Nacional do Migrante

De 16 a 23 de junho

Promoção: Cáritas Arquidiocesana de Londrina

PROGRAMAÇÃO:

16/6 – Missa de Abertura

10h30 na Catedral Metropolitana de Londrina;

17/6 – Oficina sobre MEI (Microempreendedor Individual)

14h30 na Sede da Cáritas Londrina;

18/6 – Conclua seus estudos na Escola

9h30 na Sede da Cáritas Londrina – parceria com o CEEBJA LONDRINA;

18/6 – Oficina de Arepas (comida venezuelana)

9h na Paróquia Santa Cruz de Londrina – oficina ofertada pelo CRAS NORTE B – vagas limitadas;

19/6 – Bem-estar e saúde mental

9h30 – Sede da Cáritas Londrina;

20/6 – Oficina de Arepas (comida venezuelana)

9h na Paróquia Santa Cruz de Londrina – oficina ofertada pelo CRAS NORTE B – vagas já preenchidas;

20/6 – Acesso à Saúde e Qualidade de vida

9h e às 11h na Sede da Cáritas Londrina;

20/6 – Entendendo seus Direitos Trabalhistas e Direitos Previdenciários

14h30 na Sede da Cáritas Londrina;

21/6 – Feira de Empregabilidade para Migrantes e Refugiados

9h às 16h na Sede da Cáritas Londrina;

22/6 – Feira Livre e de Negócios dos(as) Migrantes

9h às 16h na Sede da Cáritas Londrina;

23/6 – Missa de Encerramento

8h na Paróquia São Francisco Xavier (Cambé/PR);

23/6 – Partida de Futebol de Campo (Haiti Futebol Clube X África Fraternity Futebol Clube Londrina)

10h no Centro Esportivo Castelo Branco de Cambé;

23/6 – Almoço de encerramento com migrantes e voluntários

12h30 na Paróquia São Francisco Xavier (Cambé/PR)

Juliana Mastelini Moyses
Arquidiocese de Londrina