Na quinta-feira, 13 de junho, a Paróquia Santo Antônio de Cambé celebra o padroeiro. Em seu louvor, promove, há 90 anos, desde 1934, antes mesmo da pequena comunidade católica se tornar paróquia e o vilarejo chamava Nova Dantzig. É uma das mais tradicionais festas religiosas a ele dedicada no Paraná.
Começa às 6h, na igreja matriz, com Alvorada Festiva e Oração do Angelus. Às 7h, 10h, 12h e 15h serão celebradas Missas com bênção dos pães. Às 18h tem Missa solene seguida de procissão pelas ruas centrais da cidade. Ao final, será acesa a fogueira de Santo Antônio e começa a quermesse no Centro de Eventos.

Bolo de Santo Antônio
O bolo de Santo Antônio, com medalhinhas em 35% dos pedaços, terá neste ano, 10 mil fatias, o equivalente a 1,3 mil quilos. A entrega será a partir das 9h, no salão paroquial. O convite já está disponível em postos de venda na cidade ao preço de R$7 a unidade. As medalhas e o bolo são abençoados. Quem não encontrar o objeto de devoção terá, da mesma forma, o alimento abençoado.

Curiosidade
Em 2015, dois casais celebraram matrimônio simultaneamente na igreja matriz no dia de Santo Antônio. Se conheceram comprando bolo do “santo casamenteiro” na festa do ano anterior. Edvaldo Cândido casou com Elen Francis e Egner Danilo com Mayara Cristina. Existem outros relatos dando conta que o encontro da medalha originou em namoro e casamento.
Existem vários outros testemunhos de fé e de devoção ao santo que está entre os poucos que têm o título de “Doutor da Igreja” e que foi canonizado apenas 11 meses depois da morte, aos 38 anos de idade.

Biografia
Santo Antônio é português porque nasceu em Lisboa, é italiano porque evangelizou e morreu em Pádua, é universal por ser venerado em toda parte e em todas as épocas. É o mais venerado no mundo cristão.
É mais conhecido pelas tradições populares de casamenteiro, recuperador de objetos perdidos, distribuidor de pães e milagreiro. Pouco se fala sobre sua enorme devoção a Jesus e Maria, pelo amor aos pobres, sua santidade e Doutor da Igreja. Tão pouco é citado como o grande pregador e propagador do Evangelho que foi. Escreveu importantes sermões, hoje editados em livros. É essa sua principal vocação.

Festa de Santo Antônio, em Cambé – 13 de junho
Alvorada Festiva: 6h