Cerca de 2000 pessoas participaram no domingo, 9 de junho, da Missa Anual dos Coroinhas, na Catedral Metropolitana de Londrina. Estiveram presentes os coroinhas, familiares e coordenadores paroquiais de todos os decanatos da arquidiocese. A Missa dos Coroinhas é uma celebração de unidade e comunhão com a arquidiocese, realizada sempre no domingo mais próximo do dia do Sagrado Coração de Jesus, padroeiro da arquidiocese, da cidade e da Catedral, explica o padre Evandro Delfino, assessor dos coroinhas.

“Este ano, de um modo especial, nos alegramos com os 90 anos da Catedral. 90 anos de evangelização, de testemunho, de fortalecimento da nossa fé aqui na Arquidiocese de Londrina”, explicou padre Evandro, que presidiu a Santa Missa, concelebrada pelos padres Vagne Gama, Luciano Paixão, Hernán del Carmen, Augustin Mukamba, Paulo Ricardo Batista, Ricardo Campanucci, Elizeu Bomfim de Souza e Alan Carlos Araújo de Oliveira, além da presença dos diáconos Ivan Marcelo Rodrigues e Anderson Okada. O arcebispo dom Geremias Setinmetz não pôde comparecer à celebração pois estava em Cascavel (PR) na posse do novo bispo, dom José Mario Angonese.

No início da celebração, padre Joel Medeiros, pároco da Catedral, acolheu os presentes e lembrou os dias intensos vividos pela Catedral no final de semana, que celebrou o padroeiro Sagrado Coração de Jesus na sexta-feira e o Imaculado Coração de Maria, no sábado. “Hoje vamos acolher vocês, coroinhas da arquidiocese, nesta celebração especial.”

Neste ano, a Santa Missa destacou o tema da amizade, em sintonia com a Campanha da Fraternidade, que tratou sobre a Amizade Social. Na homilia, padre Evandro falou aos coroinhas que a primeira amizade que eles são chamados a cultivar é a amizade com Cristo, já que o próprio Jesus diz: “já não vos chamo servos, vos chamo amigos”.

“É nessa amizade com Deus, de uma vida na graça de Deus, que é uma vida na oração, uma vida de amor à Eucaristia, aos sacramentos, à Palavra de Deus, que todas as nossas amizades com os irmãos terão um sentido muito mais profundo, muito mais especial. Porque quem vive no amor a Jesus Cristo, quem ama a Jesus consegue extrair as lições de amor que brotam do Seu coração, então é capaz de amar o próximo”, falou o padre.

Jornada Arquidiocesana das Crianças

Ao final da Missa o padre anunciou os próximos compromissos da pastoral, dentre eles a Jornada Arquidiocesana das Crianças, no dia 7 de julho, destinada a todas as crianças, coroinhas ou não, de 5 a 12 anos, em unidade com o Papa Francisco e toda a Igreja.

Juliana Mastelini Moyses
Arquidiocese de Londrina